A Senad (Secretária Nacional Antidrogas) deflagrou uma megaoperação em conjunto com as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e o DEA (Agência Norte Americana de combate ao narcotráfico) na terça-feira (30), no Paraguai.
A operação denominada "Pulp Fiction" culminou na apreensão de uma aeronave, prisão do piloto e 513 kg de cocaína de propriedade da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).
A aeronave que estampava a matricula ZP-BCU foi interceptada na pista do aeroporto de Pedro Juan Caballero e estava sendo pilotada por um piloto brasileiro. Aos policiais ele relatou que tinha adquirido a droga na Bolívia.
Além do brasileiro, um paraguaio também foi preso no aeroporto, após ser flagrado carregando a droga em uma caminhonete Toyota/Hilux. Segundo a investigação, a organização criminosa movimentava US$ 3.500.000.00 (três milhões e quintos mil dólares americanos) somente nesta operação, porém foi constatado que o mesmo piloto fazia 20 voos mensais entre a Bolívia e o Paraguai, que rendia aos traficantes 5000 quilos de cocaína por mês.