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Prefeitura de Marechal Rondon disponibiliza auto-antendimento online

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A prefeitura de Marechal Cândido Rondon passa a ofertar uma nova forma de atendimento à população. Trata-se do Portal de Serviços que é um sistema web o qual funciona 24 horas e visa facilitar o auto-atendimento dos munícipes, além de oferecer praticidade. Ao todo, o portal conta com 258 serviços disponíveis, pois engloba todas as secretarias municipais. Deste montante, mais de 120 são totalmente online como, por exemplo, a emissão de nota fiscal de serviço eletrônica, consulta de protocolo, declaração de serviço (ISSQN), emissão e autenticidade de certidão negativa de débitos (CND), consulta licitações, emissão de guias de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), extrato de débito, extrato de pagamento, solicitar e imprimir autorização de impressão de documentos fiscais (AIDF), entre outros. O restante dos serviços são informativos.

Conforme o consultor da IPM, Vilson Matias, atualmente Marechal Rondon conta com um portal completo no qual os cidadãos, contadores e empresas podem realizar diversos atendimentos sem precisar se deslocar até a prefeitura. “O portal apresenta diversas vantagens porque evita filas, oferece economia de tempo e dinheiro e há a possibilidade de solicitar os serviços em qualquer hora do dia, pois o sistema funciona 24 horas. Os rondonenses poderão encontrar no portal todas as informações necessárias para obter requisitos, documentos e sobre os setores responsáveis e, ao mesmo tempo, vão poder acompanhar o andamento dos processos solicitados”, explica.

O portal pode ser acessado no site da prefeitura www.mcr.pr.gov.br, no link   “Portal de Serviços Online”, do lado esquerdo da página. Ainda de acordo com o consultor, para alguns dos serviços é necessário ter um login com senha e por isso as pessoas que não possuem cadastro deverão fazê-lo e aguardar a liberação que será confirmada por e-mail.

 

Serviços Online

 

Uma das facilidades do portal é que os serviços podem ser encontrados por áreas, secretarias, lista de serviços ou ainda por busca. A Secretaria de Administração e o Departamento de Recursos Humanos, por exemplo, oferecem serviços específicos para os funcionários públicos municipais, com exceção da locação de imóveis como o Café Colonial, que é feito somente por entidades filantrópicas.

Segundo informações do secretário de Administração, Luiz Carlos Cardozo, o setor de RH fará, por meio de atendimentos online, o adicional de insalubridade, periculosidade, adicional noturno e grau de instrução, afastamento de cargo, declaração de tempo de contribuição (DCT), exoneração de cargo e outros. “A partir de agora, Rondon se torna referência em relação ao sistema de atendimento online em toda a região em vista do significativo número de serviços oferecidos e a administração municipal tem o intuito de sempre melhorar o atendimento e por isso já está a disposição da população um novo sistema web de prestação de serviços. Além disso, é uma forma de demonstrar os serviços que são realizados por toda a equipe da prefeitura”, afirma.

Em relação aos serviços informativos, podem ser citados como exemplo os da Secretaria de Cultura que explicam detalhadamente os cursos ofertados, concursos, empréstimos de livros, entre outros. Para tanto, explica Cardozo, assim como na referida Secretaria, as demais também informam sobre a descrição exata do serviço, como solicitar, requisitos para a solicitação e onde é possível encontrá-lo.

 

Treinamento Contadores

 

A fim de facilitar o acesso ao Portal de Serviços e demonstrar o seu funcionamento, a Secretaria de Fazenda de Marechal Rondon realizou, recentemente, um treinamento com os contadores do município. Tendo como palco o auditório da prefeitura, o encontro contou com a presença do consultor da IPM, Vilson Matias, que demonstrou todas as vantagens do sistema online de auto-atendimento.

Segundo o responsável pela pasta, Clair Zóia, a Secretaria é a que mais faz atendimentos pelo portal, pois a maioria dos serviços online estão relacionados a ela. “Cerca de 32 serviços são exclusivos da nossa pasta como, por exemplo, alteração de atividade econômica, de endereço, nome fantasia, razão social de empresa, alteração e/ou exclusão de responsabilidade pela contabilidade, alterações societárias, alvará de lincença para funcionamento, baixa de alvará, emissão de certidão de impostos pagos e muitos outros. O portal oferecerá total comodidade aos rondonenses e é um benefício a mais para eles”, expõe. 

Para o consultor Vilson Matias, a demonstração para os contadores foi importante porque a partir de agora eles poderão solicitar vários serviços para os seus clientes e para si mesmos através de um único login com senha.

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