Fale com a gente

Geral

Prefeituras têm até janeiro para se adaptar à prestação de contas digital

Publicado

em

Presidentes de associações municipalistas do Estado participaram esta semana de uma reunião no auditório do TCE (Tribunal de Contas do Estado), com objetivo de conhecer as novas diretrizes do órgão fiscalizatório com relação à digitalização dos processos e das prestações de contas que dependem de parecer oficial.

A certificação digital será implantada para todas as 399 prefeituras paranaenses a partir de janeiro do ano que vem. A partir dessa data, passa a valer a assinatura digital de prefeitos, secretários e demais ordenadores de despesas.

Esses gestores que assinam documentos no TCE não mais poerão proceder via papel, já que todos os procedimentos serão totalmente digitalizados. “Os processos on line facilitam muito a vida dos prefeitos. Quem fizer petição eletrônica não precisa mais protocolar papéis, e sim pela internet. Além de evitar fraudes, o sistema agiliza e desburocratiza o processo. O sistema terá de ser adotado inclusive por prefeituras de pequeno porte que ainda não possuem banda larga. Esses terão que se antecipar nas emissões de documentos”.

“Em parceria com associações municipalistas, como a Amop, o TCE está propondo cursos de orientação nas associações. No Oeste, a Amop assumiu compromisso de disponibilizar equipamentos de videoconferêcia para realização desses cursos “Trata-se de um avanço, trazer o tribunal mais perto dos prefeitos para tirar todas as dúvidas. Acreditamos que a partir de agora vamos acertar mais”, destaca o prefeito de Corbélia e presidente da Amop, Eliezer Fontana.

Copyright © 2017 O Presente