Fale com a gente

Geral Alerta

Primeiro caso de zica vírus é registrado em município da região

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Foi confirmado o primeiro caso de zica vírus em Corbélia, município da região Oeste do Paraná.

O paciente é um agricultor de 59 anos, que mora na área rural.

Segundo a Secretaria de Saúde, ele não viajou e não teve contato com pessoas estranhas.

Exames laboratoriais confirmaram a contaminação. Resultados foram enviados ao Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) para confirmar o diagnóstico.

O paciente está em tratamento domiciliar. Ele está bem e estável.

 

SOBRE O ZICA VÍRUS

O setor de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde de Corbélia chama a atenção especialmente das gestantes.

A doença pelo vírus zika apresenta risco superior a outras arboviroses, como dengue, febre amarela e chikungunya, para o desenvolvimento de complicações neurológicas, como encefalites, Síndrome de Guillain Barré entre outras.

Uma das principais complicações é a microcefalia – transmissão por via sanguínea da mãe para o filho durante a gravidez. No caso do feto ser infectado durante a gestação, este pode desenvolver lesões cerebrais irreversíveis e ter comprometida, definitivamente, toda a sua estrutura em formação. As doenças neurológicas, especialmente nas crianças com a doença congênita (infectados no útero materno), têm sequelas de intensidade variável, conforme cada caso.

O transmissor (vetor) do zika vírus é o mosquito Aedes aegypti.

 

SINTOMAS
A doença inicia com manchas vermelhas em todo o corpo, olho vermelho, pode causar febre baixa, dores pelo corpo e nas juntas, também de pequena intensidade.

Reforça-se a necessidade do uso de repelentes específicos a cada quatro horas (ou conforme orientação do fabricante) principalmente para as mulheres que estiverem gestantes.

DENGUE EM CORBÉLIA
No município de Corbélia foram notificados 257 casos suspeitos de dengue. Destes 43 casos foram confirmados e 50 descartados. Os outros 164 ainda estão sob investigação.

Dos casos confirmados de dengue do tipo 1, 2 e 4, 41 são autóctones e dois importados.

A orientação é que a população cuide com acumulo de lixo, evite deixar água parada e em caso de suspeita procure orientação médica.

 

Com Catve

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente