Fale com a gente

Geral

Procon multa Copel em R$ 6 milhões em Londrina

Publicado

em

O Procon de Londrina anunciou na manhã desta segunda-feira (15) que multou em R$ 6 milhões a Copel por não informar de forma clara o consumidor a possível alteração no valor das faturas em decorrência da implantação de um novo sistema de leitura do consumo.

A Copel havia sido notificada pelo órgão de defesa do consumidor em 19 de julho deste ano, devido o aumento abusivo de algumas faturas, que em alguns casos chegou a 200%.

De acordo com o coordenador do Procon-Londrina, Carlos Neves Júnior, as principais irregularidades identificadas foram a falta de informação clara ao consumidor e a infração a resolução normativa 414, que estabelece que a leitura do gasto de energia seja feita entre o 27º dia e o 33º dia.

“Houve um prejuízo ao consumidor na medida em que não foram notificados quanto a questão do ciclo de faturamento que interfere no cálculo direto no que o consumidor vai ter que desembolsar na próxima fatura”, disse o coordenador.

Para o Procon, apenas informar que a data de pagamento seria alterada não dá ao consumidor uma orientação precisa sobre a possível oneração deste gasto mensal.

A multa tem apenas caráter punitivo a Companhia de energia. Neves alertou que a aplicação da multa não é indenizatória ao consumidor, que deverá entrar com um processo se sentir lesado. (Bonde)

Copyright © 2017 O Presente