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Produtores querem melhorar logística para aumentar exportações

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Principal parceiro comercial do Brasil, a China deve dobrar o volume importado de soja nos próximos dez anos. Pelo menos esta é a expectativa das lideranças da classe produtora que recentemente estiveram no país asiático. Só que para aproveitar o crescimento desta demanda, será preciso mais do que apenas ampliar a produção. Será necessário investir em infraestrutura e no melhoramento da logística brasileira.

Todos os anos a China importa 54 milhões de toneladas de soja. Pelo menos 18% deste volume sai do Brasil. Esta demanda deve crescer nos próximos anos. A estimativa da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) é de que em uma década os chineses estejam importando 100 milhões de toneladas do grão. O que abre espaço para que as exportações da soja brasileira avancem significativamente.

Mas para conseguir atender este mercado crescente será preciso investir em logística, que hoje é reconhecidamente um dos principais entraves do setor. O presidente da Aprosoja, Glauber Silveira, liderou uma comitiva de Mato Grosso que permaneceu duas semanas na China. Ele explica que, enquanto no Brasil os agricultores gastam em média US$ 100 para transportar uma tonelada de soja por uma distância de 1,4 mil quilômetros, os chineses pagam apenas US$ 35 pelo mesmo serviço.

E é justamente o avanço na infraestrutura uma das perspectivas da classe produtora. Além da estimativa de ampliar a relação comercial com o mercado chinês, a Aprosoja trouxe na bagagem a confirmação de que empresários do país asiático querem investir na melhoria logística de Mato Grosso. Nos próximos 30 dias, a entidade deve elaborar um documento para firmar esta parceria com os chineses.

“Queremos elaborar um termo de cooperação para reforçar esta parceria. Os chineses querem comprar soja mais barata, por isso este investimento na logística brasileira é justificado”, disse Glauber Silveira. (Canal Rural)

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