Fale com a gente

Geral

Programação dos 19 anos será aberta oficialmente hoje

Publicado

em

Maria Cristina Kunzler
Prefeito e vice-prefeito de Quatro Pontes, Rudi Kuns e Paulo Brandt, respectivamente, em visita ao Jornal O Presente, ontem (08), para divulgação dos festejos

 

O Centro de Eventos de Quatro Pontes será o palco das festividades alusivas aos 19 anos do município, que serão completados na terça-feira (13). A programação será aberta na noite de hoje (09) e prossegue até domingo (11) com uma extensa agenda. A informação é do prefeito Rudi Kuns e do vice-prefeito Paulo Brandt, que visitaram o Jornal O Presente, ontem (08), para divulgação da festa.
Às 19h30 de hoje acontece a apresentação da Orquestra e Coral Municipal. Haverá ainda a abertura do parque de diversões, do pavilhão da indústria e comércio, da Mostra do Turismo Rural e da Agricultura Familiar, bem como a abertura da exposição de automóveis, maquinários e equipamentos agrícolas e do café colonial. Às 22 horas está previsto o início do show com a dupla Léo e Giba, seguido de baile com a banda Hora Nacional. No sábado (10) a atração será o show com a dupla Felipe e Falcão e na se-quência baile com as bandas Nova Dimensão do Paraná e Hora Nacional. Os pontos de venda de passaporte para os shows podem ser conferidos no site www.quatropontes.pr.gov.br.

Um dos pontos altos da programação será no domingo, quando aproximadamente duas mil pessoas devem degustar o prato típico do município, o Leitão à Quatro Pontes, que substitui o leitão recheado e desossado que foi servido em outros anos. O objetivo é tornar o preparo do prato mais prático e mais popular. “A mudança trouxe mais facilidade para os assadores e facilitou a comercialização do almoço. Prova disso é que praticamente encerramos a venda de mesas. Isso demonstra que a aceitação foi muito boa”, enaltece o prefeito.
Uma das inovações neste ano é que para as equipes o almoço será servido na própria mesa, diferentemente de anos anteriores em que havia bufê. “Mantivemos o bufê para quem for almoçar a partir da compra de fichas individuais. Além do Leitão à Quatro Pontes, o almoço contará com saladas e costela de carne bovina”, cita o chefe do Executivo.
Emancipação
Na avaliação de Rudi Kuns, a emancipação do município oportunizou à sociedade local se organizar para administrar seu próprio território. Ele enaltece que o trabalho foi desenvolvido de forma ordenada e que muitas vezes se deixou de lado a questão partidária. “Como Quatro Pontes é um município pequeno na área territorial e orçamentária, a única forma do município fazer a diferença foi se unindo. Foram somente duas disputas em cinco eleições. Essa união de lideranças fez com que Quatro Pontes se tornasse o que é hoje. Diria que foi uma oportunidade para a gente realmente fazer a diferença”, declara.
Aproximadamente faltando um ano para a eleição municipal de 2012, o prefeito comenta que atualmente os esforços estão concentrados na área administrativa do paço municipal e que não está se pensando no próximo pleito. “Quando assumimos o governo, havia mais de dez obras que tivemos o desafio de concluir e assim o fizemos. A parte financeira da prefeitura está em dia e agora estamos desenvolvendo outros projetos que serão realizados com recursos próprios. Somando-se a isso existem emendas parlamentares que estão sendo liberadas. Então teremos muito trabalho pela frente. A questão política tem que ser uma consequência do trabalho e essa consciência a gente tem”, aponta.

Consenso
na eleição
Questionado se a ausência de disputa em três das cinco eleições realizadas em Quatro Pontes colaborou para o desenvolvimento do município, já que se evitam promessas que depois o administrador precisa cumprir, o mandatário confirma e ressalta que o segredo foi a união. “Com certeza o consenso trouxe o desenvolvimento do município. Só vamos entender o outro lado da moeda o dia que o consenso deixar de existir. Com uma administração enxuta e com menos funcionários, isso faz com que sobrem recursos para que possamos aplicar em obras, tanto é que a maior parte dos projetos será desenvolvida agora com recursos próprios. Além disso, a prefeitura não tem financiamento em andamento. Por isso, acreditamos que é preciso a união das lideranças porque é a única forma do município continuar se desenvolvendo e fazendo obras”, analisa.

Potencial
O vice-prefeito Paulo Brandt é considerado um dos principais responsáveis pela sequência de consenso nas eleições do município. Como um dos maiores líderes do PMDB local, conduziu o partido em busca de um entendimento mesmo em época de dificuldades. Ele participou de todas as administrações, inclusive antes da emancipação, quando foi subprefeito e vereador de Marechal Cândido Rondon e fez parte da comissão emancipacionista.
Exemplo para o Brasil pelos índices de desenvolvimento nos mais diferentes setores que tem alcançado, Paulo comenta que sabia o que o então distrito representava para a cidade mãe. “Abriu-se a brecha para a emancipação e precisamos até hoje elogiar a comunidade que se uniu para que conseguíssemos o desmembramento. Foi um feito tão grande. Foi uma pena que na época Novo Sarandi e Vila Nova (distritos de Toledo) também não conseguiram a emancipação, pois tinham o mesmo potencial. Quem ganharia com isso era a região e hoje o resultado está aí”, afirma.
Para o vice-prefeito, abrir mão da candidatura por diversas vezes evitou que se criassem arestas na política quatro-pontense. “Muitas vezes o eleitor não gosta do consenso, mas quem entende de administração sabe como isso é importante. Por isso se construiu uma estrutura pequena, mas invejável. Os nossos índices comprovam que coisas boas estão acontecendo em Quatro Pontes. Ficamos felizes porque ajudamos a construir o nosso município nestes 19 anos. O nosso partido hoje é Quatro Pontes. Se olhar o que éramos e o que somos hoje dá para ver o resultado”, opina.
Em quase duas décadas, Paulo também salienta a importância de uma economia forte. Além de indústrias instaladas no município e do comércio local, a agricultura tem um papel considerado de extrema importância. “Mesmo com área territorial pequena são produzidos no município mais de 50 mil litros de leite por dia. Este é o diferencial: indústria, comércio e agricultura fortes. É um município muito bom para se viver e para administrar. Quatro Pontes serve de referência para a região”, conclui.

Exposição
Neste ano a Mostra do Comércio e Indústria completa a 9ª edição e será realizada pela primeira vez a Expo-Feira e Mostra do Turismo Rural e da Agricultura Familiar. Conforme o presidente da Associação Comercial (Aciquap), Marilton Barcé, a exposição interna que será realizada no Clube Cultural terá 30 diferentes expositores para mostrar produtos das linhas de móveis, metalúrgica, corretora de imóveis, refrigeração, confecções, lingeries, fotografia, floricultura, materiais de construção, informática, banco, indústria de embutidos, imobiliária, serigrafia, perfumaria, entre outros segmentos. “A finalidade é mostrar e valorizar o comércio e indústria de Quatro Pontes. No dia 09 (hoje) a abertura da exposição está prevista para as 19h30 e o fechamento às 23 horas. No dia 10 (amanhã) a abertura será às 13h30 e o fechamento às 23 horas. Por fim, no domingo a abertura da exposição será às 11 horas com término às 18 horas”, informa.
No palco das exposições internas haverá o “Espaço Mais Cultura”, local onde serão realizadas apresentações culturais e expostas fotografias das atividades e eventos desenvolvidos pela Divisão de Cultura do município. Outro destaque será a apresentação de fotografias antigas e a exposição externa.

Copyright © 2017 O Presente