Assista aqui o corte 2 da entrevista com Julmir Cecon e Osnei de Lima, gravado no estúdio CLOSER de Chapecó – https://youtu.be/paZeWWy6UqQ
Nesse corte do PODCAST “Antes do Nascer do Sol”, observações a partir de fotos inéditas cedidas pela família de Aury Luiz Bodanese, denotam um legado profundamente conectado com a média e pequena agricultura sulina e sua evolução paulatina. “Livros são importantes”, afirma o diretor do longa-metragem, Osnei de Lima, contudo, um filme de altíssimo padrão, que terá narrativa envolta ao setor que produzia alimentos de maneira associativa, trará contextos realísticos e emotivos únicos. “Milhões de pessoas poderão assisti-lo na internet e cinemas depois de março de 2027”, completa o cineasta.
O co-roteirista e gestor do projeto, Julmir Cecon, enfatiza, comparativamente, que “uma copa de árvore, geralmente tem a mesma proporcionalidade de suas raízes” e que, as novas gerações terão uma grande chance de entender melhor sobre os desafios da cooperação, posta nos trilhos numa época de plena escuridão informativa, dificuldade para crédito agrícola e estradas ruins”, completa. Quem nega sua história, está fadado a cometer um crime contra si próprio, por não permitir essa passagem e consolidação de valores consagrados, ao mundo que virá. Aury enxergou 50 anos atrás, o que se concretizou hoje, pelas mãos e inteligência de espetaculares sucessores, a exemplo de Mário Lanznaster (em memória), Neivor Canton (atual presidente da AuroraCOOP), Romeo Bet (presidente Alfa e que em breve começara seu 5º mandato), Ivair Luiz Felipe Chiella (à frente da Maxicrédito), Arno Pandolfo (que lidera a FECOAGRO), e tantos outros.

De acordo com o último censo agropecuário, o Brasil tem cerca de 5 milhões de estabelecimentos rurais, sendo que 67% compostos pela conhecida agricultura familiar, responsável por aproximadamente 23% da receita bruta gerada na produção total de alimentos.
Cronograma de execução
• Captação de recursos (merchans), até 31 de março de 2025, com Gláucia Guerreiro, da Guerreiro Agromarketing, Maringá, Paraná. Contato – 44.99180.4450. “O roteiro do longa-metragem deverá ser entregue ao Ministério da Cultura e as cenas de merchandising anexas”, explica Osnei de Lima.
• Captação de recursos pela Lei do Cinema (ANCINE), até 30 de junho de 2025, com Magna, Instituto Humaniza, de Barracão, Rio Grande do Sul (54.99977.2062).
• Pré-produção, de 1º de julho até 30 de setembro de 2025.
• Produção do filme, de 1º de novembro a 10 de dezembro deste ano.
• Cenas extras (feiras agropecuárias, inserts, cooperativas e estúdio), de 1º de fevereiro a 10 de março de 2026.
• Edição, prevista de 1º de abril a 30 de setembro de 2026.
• Finalização, de 1º de outubro a 30 de dezembro de 2026.
• Lançament0 “AVANT PREMIÉRE” em março de 2027.


Texto produzido pelo jornalista, repórter e fotógrafo, Marcos Castro, Erechim Rio Grande do Sul.