Fale com a gente

Geral coronavírus

Rede hoteleira de Foz do Iguaçu se reinventa para manter empreendimentos

Publicado

em

Hotel de Foz do Iguaçu está adaptando apartamento em escritórios para profissionais em home office  (Foto: Zito Terres/RPC)

A rede hoteleira de Foz do Iguaçu tem buscado alternativas para manter os negócios em meio à crise econômica causada pelo novo coronavírus, como a transformação de quartos de hotéis em escritórios e a venda de alimentos para pagar os custos básicos do local.

Dependente do turismo, a equipe de um hostel da cidade começou a produzir empadas argentinas para conseguir renda. Nesse período não há hóspedes e, por isso, tudo é preparado na cozinha do local.

O hostel contava com 80% de hóspedes estrangeiros, mas com as fronteiras fechadas e sem voos internacionais no aeroporto de Foz do Iguaçu, a mudança foi necessária para que o estabelecimento não fosse fechado.

“A empanada, logicamente, não traz todo faturamento que tínhamos, mas a gente consegue uma renda extra para ter como arcar com um pouco das despesas.”

O gerente de operações de um grande hotel da cidade, Fernandi Higa, disse que a busca pelo novo também foi importante. Neste caso, a empresa buscou atender pessoas que estão trabalhando em home office e transformou um dos quartos em escritório.

“A gente buscou tendências do mercado hoteleiro e até de comportamento do consumidor nas novas formas de trabalho”, contou Higa. 

Sem hóspedes, hostel passou a vender empadas argentina, em Foz do Iguaçu — Foto: Zito Terres/RPC

Sem hóspedes, hostel passou a vender empadas argentina, em Foz do Iguaçu (Foto: Zito Terres/RPC)

O hotel conta com 150 apartamentos e nove deles estão em fase de transformação para serem escritórios.

Até o momento, apenas um dos apartamentos está funcionando como escritório. A Procuradora da Fazenda Nacional Mariana Rachi Silva foi a primeira a buscar pela opção para trabalhar.

Ela é mãe de três crianças e queria tranquilidade para as filhas. Além disso, precisava evitar o risco de ser interrompida bem no meio de uma videoconferência.

“A casa já teve sua rotina alterada durante o dia, então não achei justo que à noite, no momento em que elas estão descansando, jantando, ainda tivessem que colaborar com mais um evento profissional meu”, explicou.

O estudante Mauro Nunes também aproveitou as adaptações da rede hoteleira. Em vez de alugar uma casa, ele procurou uma pousada para morar, pois o pacote inclui café da manhã, limpeza de quarto, água, luz e internet.

“Locando um imóvel teria condomínio e aluguel, e essas despesas ficariam quase o dobro do valor. Então essa foi a minha intenção, buscar no mercado para fazer essa opção de locação”, disse.

Hotéis em Foz do Iguaçu

 

Segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu e Região (Sindhotéis), Foz do Iguaçu tem cerca de 30 mil leitos disponíveis.

Aproximadamente 180 estabelecimentos, como hotéis, resorts e pousadas, foram impactados pela pandemia.

Com G1 PR

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente