Geral Dia 25

Rotary Guarani promove palestra sobre importância da prevenção do câncer; ingressos custam R$ 10

Wilson Riedlinger ministra palestras informativas de prevenção ao câncer há mais dez anos nos Estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul, bem como em países do Mercosul (Foto: Mercosul)

 

Estima-se que em 2019 cerca de 40 mil novos casos de câncer sejam diagnosticados no Paraná, apontam o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) e o Ministério da Saúde (MS). A fim de alertar para a importância da prevenção e os cuidados com a saúde, o Rotary Club Marechal Cândido Rondon Guarani promove a palestra “Diagnóstico e prevenção do câncer” com o diretor de Relações Públicas do Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan), Wilson Riedlinger.

O evento está marcado para o próximo dia 25, com início às 19h30, no auditório Ecos da Liberdade, na Igreja de Deus, em Marechal Rondon. A programação será aberta com a apresentação do Coro Canta Horizonte, seguida da divulgação do projeto Tricotando pela vida, inciativa que arrecada novelos de lã para confeccionar tocas, cachecóis, gorros, meias, sapatinhos infantis entre outros artigos para serem doados à Uopeccan, a asilos e hospitais rondonenses. Na sequência acontece a palestra.

 

Responsabilidade

“Entendemos que uma das nossas responsabilidades como rotarianos é ajudar a nossa comunidade. Percebemos que a cada dia há novos casos de câncer e cada vez mais próximos da gente, e essa palestra vai tratar sobre o quanto é necessário as pessoas estarem atentas aos sinais do corpo, sobre a importância do diagnóstico precoce e do quanto a prevenção pode salvar vidas”, ressalta a diretora de Projetos do Rotary Guarani, Justina Fátima Thomaz Metzner (Tina).

Além de levar conhecimento sobre os variados tipos de câncer, cuidados e prevenção da doença, o evento também será um momento de conhecer a Uopeccan, os tratamentos oferecidos, os serviços prestados, bem como o caminho para ser atendido no hospital. “Muita gente ainda desconhece que existe a Uopeccan, que o hospital atende pelo SUS e a variedade de serviços oferecida, então essa é uma oportunidade de nós, como rotarianos, junto com a comunidade, conhecermos mais sobre o hospital, bem como fazer algo pelo próximo”, destaca Tina.

 

Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos ao valor de R$ 10, com os companheiros do clube ou nos pontos de vendas: Adapar, Escritório Contábil Rondon, La Feme, Loja Silva, Marcelo Uniformes, Ótica Da Visão, Raport Comunicação Visual e Sandra’s Confecções. Também é solicitada a doação voluntária de uma caixa de leite para auxiliar a Casa de Apoio da Uopeccan.

 

Palestrante

Assessor de Relações Públicas Distrital do Rotary International, Wilson ministra palestras informativas de prevenção ao câncer há mais dez anos nos Estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul, bem como nos países do Mercosul. Graduado em Ciências Econômicas (UEL), técnico em Comunicação com habilitação em Publicidade (UEL), Administração de Empresas/Vendas (Univel) e pós-graduado em Marketing (FGV), Wilson é um dos sócios-fundadores da Uopeccan.

 

Sobre a Uopeccan

Referência em serviços especializados no tratamento do câncer e doenças hepáticas, a Uopeccan conta com dois complexos hospitalares no Paraná. Em Cascavel, a unidade possui uma área com cerca de dez mil metros quadrados, abrangendo hospital, Casa de Apoio e Núcleo Solidário. São 130 leitos, Unidade de Terapia Intensiva adulto e infantil com dez leitos e equipamentos de suporte à vida de última geração, centro cirúrgico com cinco salas totalmente equipadas que permitem a realização de procedimentos operatórios de qualquer complexidade, unidade exclusiva para o tratamento do câncer infantojuvenil, Programa de Residência Médica em Cancerologia Clínica e Cirúrgica, Transplante de Medula Óssea e um dos mais sofisticados tratamentos de radioterapia do país. É uma das poucas instituições do Sul do Brasil que possui em sua equipe multiprofissional médicos especialistas no tratamento de crianças e adolescentes com câncer e a única do interior do Paraná que é habilitada e credenciada para realizar transplante de fígado.

Em Umuarama a Uopeccan presta atendimento para oncologia e também é hospital geral para algumas especialidades. São 215 leitos, 20 leitos de UTI, nove salas cirúrgicas e a Casa de Apoio ao paciente de câncer, que conta com 60 leitos, em uma área construída de 18.183,37 metros quadrados.

Na Uopeccan são realizados atendimentos particulares através das operadoras de planos de saúde e pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Pela qualidade dos serviços de saúde prestados, desde 2016 o hospital é certificado com o Selo da Organização Nacional de Acreditação.

 

Com assessoria

TOPO