Fale com a gente

Geral

Rregião Oeste pode protagonizar a integração latino-americana

Publicado

em

A Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) e a direção brasileira da usina de Itaipu estão formalizando parceria para realizar um fórum regional a ser agendado para breve que discutirá a inserção da região Oeste, especialmente a região de fronteira, na política de integração do Mercosul (Mercado Comum do Cone Sul). A parceria foi entabulada durante visita do prefeito de Corbélia e presidente da Amop, Eliezer José Fontana, ao diretor geral brasileiro da usina, Jorge Samek.

Na ocasião, os líderes propuseram a realização de um encontro com a participação de representantes das forças pensantes oestinas, como entidades, instituições sociais, organizações não governamentais, clubes de serviço, poder público, empresários, professores, universidades públicas e privadas em torno do desafio de encaixar os interesses regionais na agenda de prioridades do bloco econômico sul-americano.

A cada período de seis meses, os chefes do Poder Executivo dos países membros se reúnem e traçam diretrizes de governo a serem executadas nos países-membros, visando a integração e a unidade do bloco. O Oeste, como protagonista de uma região que aglutina amplas realidades e interesses, bem como expressivo contingente populacional e que absorve a influência de estar localizado em uma área de tríplice fronteira, não pode ficar de fora desse debate, defende Samek.

Por sua vez, o presidente da Amop afirma que a entidade municipalista está executando um primeiro passo rumo à integração promovendo a criação do Departamento de Projetos e de Planejamento da Amop. “É através dessa ação, que envolve a totalidade dos 51 municípios oestinos, que estamos lançando uma forte semente que visa a integração definitiva regional”, destaca Eliezer Fontana.

Copyright © 2017 O Presente