O Presente
Geral

Rubens Bueno cobra de Temer extradição imediata de Cesare Battisti

calendar_month 14 de dezembro de 2018
2 min de leitura

O presidente do Grupo Parlamentar Brasil/Itália, deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR), cobrou nesta sexta-feira (14) que o presidente Michel Temer revise a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e determine a extradição imediata do país do terrorista Cesare Battisti, que teve sua prisão determinada na quinta-feira (13) pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF). Desde 2007, Bueno trabalha junto aos governos dos dois países para viabilizar o envio do criminoso de volta para a Itália, onde foi condenado por quatro homicídios na década de 1970.

“É preciso que o presidente determine a imediata extradição desse assassino, condenado pela Justiça e pelo povo italiano de todas as cores. O Brasil não pode acolher esse tipo de estrangeiro. Não há mais nenhum obstáculo para que essa decisão seja tomada. O próprio Supremo já autorizou a extradição e agora o ministro Luiz Fux reforça essa possibilidade ressaltando que a decisão final é soberana do presidente da República”, cobrou o parlamentar.

Rubens Bueno ressaltou ainda que não são só os brasileiros que aguardam a expulsão do criminoso. A Itália, que já entregou ao Brasil o mensaleiro e ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, fez reiteradas vezes pedidos de ajuda ao governo brasileiro para viabilizar a extradição. Os crimes de Battisti provocam, até hoje, grande comoção no país.

“Temer não deve mais tergiversar sobre esse tema. Precisa seguir o que frisou o ministro Fux e também a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, para quem a decisão sobre a extradição do italiano não é mais de responsabilidade do Judiciário, que já autorizou isso no passado, e sim do presidente da República, que tem plenos poderes para revogar o asilo político de Battisti”, reforçou o deputado.

O deputado lembra também que Temer já cogitou editar um decreto para revogar o asilo de Battisti. “E o que fez o criminoso sabendo da notícia? Tentou fugir do país pelo Mato Grosso do Sul, em outubro de 2017, para chegar a Bolívia. Carregava consigo US$ 6 mil e mais 1.300 euros. Esse fato gerou agora novo mandado de prisão contra ele. Trata-se de um criminoso reincidente que precisa ser extraditado imediatamente do pais”, finalizou Bueno.

 

Com assessoria

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.