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Saae completa 45 anos de história nesta sexta-feira

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Amanhã (19), o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Marechal Cândido Rondon comemora o seu 45º aniversário. A autarquia irá festejar mais um ano e constatar o quanto é gratificante ver a população rondonense sendo beneficiada com água de qualidade na sede e interior e estabelecer novos desafios. O Saae foi criado durante a gestão do prefeito Werner Wanderer, através da Lei Municipal nº 233/66 de 19 de agosto de 1966 e sancionada pelo prefeito em exercício, Dealmo Selmiro Poerch, com a finalidade de exercer em Marechal Rondon a responsabilidade pelo Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto.

Cerca de seis meses antes do início das operações do Saae ocorreu uma forte estiagem em Rondon e foi nesta oportunidade que a comunidade se deu conta da importância da instalação de um sistema de captação e distribuição de água. Foi em 1973, através da Lei Municipal n° 1023, que se criou o Conselho Deliberativo formado por quatro membros escolhidos e nomeados diretamente pelo prefeito com a função de fiscalizar e assessorar todas as atividades e trabalhos realizados pelo Saae por um mandato de dois anos, podendo haver recondução ao cargo. Embora a autarquia tenha seu processo histórico em especificidade local, por ser um órgão de responsabilidade do município, sua forma de prestação de serviços à comunidade é semelhante a outras instituições como, por exemplo, a Sanepar que é de responsabilidade do Governo Estadual.

Isto se deve ao fato de ambas ter nascido da necessidade de fornecimento de água tratada à população a qual fazia uso da água retirada de poços escavados (geralmente sem revestimento) nos próprios terrenos onde também eram construídas as fossas sépticas, também não revestidas. Ocorre que com o adensamento da população a possibilidade de contaminação dessas águas era cada vez maior. E foi a partir da década de 60 que o poder executivo local, conhecendo esta situação e seus agravantes, buscou junto ao Departamento Águas e Energia do Paraná (DAE) um projeto que visasse a implantação de um sistema de abastecimento de água potável à população. Tal prestação de serviços públicos limitou-se no período de 1966 a 1975 à população urbana da sede municipal.

Engenheiros do departamento de geografia, terras e colonização, em conjunto com o departamento de águas e energia, elaboraram o projeto sem custo financeiro para o município. Aos poucos, o projeto foi implantado e concretizado com a criação do Saae, empresa municipal sem vínculos à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Os próprios engenheiros do departamento de geografia, terras e colonização sugeriram a criação desta autarquia municipal e em torno de 44 municípios possuem este tipo de serviço autônomo de abastecimento de água. O primeiro diretor executivo do Saae foi Arlindo Alberto Lamb e também primeiro prefeito eleito em Marechal Cândido Rondon. Ele conta que na época em que esteve à frente da direção da autarquia foram feitas as primeiras ligações de água e também construído o primeiro reservatório elevado com capacidade para 200 mil litros e reservatório enterrado com capacidade para 400 mil litros de água os quais ainda existem junto a sede da autarquia.

Em toda a água distribuída à população rondonense é adicionado cloro e flúor dentro das medidas exigidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A primeira captação foi construída nas proximidades da Agrícola Horizonte e está operando até hoje, sendo que na época da implantação fornecia 100 mil litros/hora o que era mais do que o suficiente para atender a cidade. Após 1975, o Saae expande os serviços passando a fornecer água potável a todos os bairros do município, à zona rural da cidade e a todos os seus distritos, aprimorando sua administração e passando a ter autonomia para tratar com departamentos ou secretarias.

A partir de 1992 os distritos de Pato Bragado, Mercedes, Quadro Pontes e Entre Rios se emanciparam e hoje eles administram os seus sistemas de produção e distribuição de água. Já passaram pela direção do Saae 18 diretores executivos. O quadro de funcionários responsável pelos inúmeros setores da autarquia devem ser preenchidos por concurso público, respeitando os critérios para cada grupo ocupacional, de profissionais, semi-profissionais, administrativo e serviços-gerais tendo cada grupo uma designação de cargo, totalizando um quadro de 80 funcionários e incluído o diretor executivo até o ano de 2010.

Administrações

O primeiro diretor executivo da autarquia foi Arlindo Alberto Lamb, que iniciou as atividades da autarquia sendo nomeado no dia 19 de agosto de 1966 e exonerado em 28 de fevereiro de 1971. Os demais são: Benno Weirich (01/03/71 a 10/10/72), Nelson A. Hack (11/10/72 a 11/09/78), Eldor Egon Lamb (12/09/78 a 02/04/84), Ulices Pizzato (02/04/84 a 07/06/85), Lauro Rohde (10/06/85 à 02/01/86), Norberto Neumeister (02/01/86 a 03/01/89), Harri Strenske (03/01/89 a 30/12/92), Norberto Neumeister (04/01/93 a 08/05/98), Rogério Ernesto Grenzel (08/05/98 a  31/03/00), Darci Ervino Schitz (03/04/00 a 31/12/2000), Laércio Miguel Richter (01/01/01 a 31/05/02), Liria A. Centenaro (01/06/02 a 12/08/02), Laércio M. Richter (13/08/02 a 02/01/03), Liria A. Centenaro (03/01/03 a 28/02/03), Alcides Holmann (01/03/03 a 02/04/04), Wilney Teske (03/04/04 a 31/12/2008) e João Marcos Gomes.

Metas

Atualmente, a principal prioridade da autarquia é a rede de esgoto já estão instalados em torno de 65 mil metros lineares de rede coletora, além do interceptor e dos emissários de esgoto bruto e tratado. Agora, resta apenas a implantação da estação de tratamento que será construída na Linha Guavirá. No dia 06 de agosto, foi concluída a negociação para a compra da área destinada a construção da Estação de Tratamento de Esgotos Sanitários das bacias 1 e 2  do município. A área está localizada próximo ao Loteamento São Marcos e possui 7,5 alqueires, sendo que para a sua aquisição o Saae pagará aproximadamente R$ 650 mil.

A implantação da obra está orçada em mais de R$ 1 milhão e a autarquia é responsável pela execução. Os trabalhos serão feitos em duas fases: na primeira serão construídas duas lagoas anaeróbias e uma lagoa facultativa. Já na segunda, será implantada mais uma lagoa anaeróbia e outra facultativa. O total da vazão dos efluentes prevista é de 14,95 litros/segundo na bacia 1 e de 34,17 litros/segundo na bacia 2. A Estação de Tratamento de Esgotos Sanitário vai ser feito por lagoas de estabilização que segue o modelo com lagoas primárias anaeróbias seguidas por lagoas facultativas.

Ao todo, serão atendidos na primeira etapa aproximadamente 15 mil rondonenses residentes no Conjunto Habitacional Itamaraty, Conjunto Habitacional São Lourenço, Loteamento Alto da Glória, Alvorada, Ana Neusa, Bairro Copagril, Beuter Konrath, Botafogo, Jardim Britânia, Canadá, Elio Winter (Parte), Esmeralda, Gramadinho, Jardim Alegre I e II, Jardim Espigão, Jardim Germano Winter, Jardim Higienópolis, Jardim Ipanema, Jardim Oeste, Loteamento Klitzke, Leblon, Angeles,  Luciana I e II, Maripá, Metropolitano, Morada do Sol, Palma Sol, Sadi Kruger, Santa Mônica, Suíça e Vannar.

O diretor executivo do Saae, João Marcos Gomes, destaca que esse é um momento importante para o município e também para a autarquia que completa 45 anos. No entanto, as ações para a implantação de 100% da rede de esgoto na área urbana do município já está em andamento. “O Saae está solicitando junto a Funasa a elaboração do projeto de engenharia para o sistema de esgotamento sanitário para os 60% restantes do município. Com a obra da estação de tratamento de esgoto em andamento é possível firmar um novo convênio com a Funasa para a conclusão da rede de esgoto tratado em todo na sede municipal”, destaca João Marcos.

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