O Presente
Geral

Saúde bucal no auxílio de um coração e mente saudáveis

calendar_month 25 de novembro de 2016
5 min de leitura

Divulgação

Todos sabem que a qualidade de vida está diretamente relacionada a uma boa saúde. E para quem pensa que para ter uma boa saúde somente idas ao médico são suficientes, está bastante enganado. Os cuidados com a saúde bucal estão diretamente ligados ao bem-estar das pessoas. Muito mais do que dentes brancos e livres de cáries, a saúde bucal também previne a entrada de outras doenças no organismo.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, constatou que 45% das doenças cardíacas tinham origem na cavidade bucal, devido a cáries profundas com comprometimento do canal, gengivas inflamadas, restos de dentes e abscessos. Há também estudos do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) que apontam que pessoas com periodontite (inflamação crônica na gengiva), além de ter risco de perder os dentes e ter cáries, são também mais vulneráveis ao infarto, derrame, embolia pulmonar e perda total da visão, entre outras complicações provocadas pela formação de coágulos na corrente sanguínea.

Os dados mostram o quanto é importante as pessoas não se esquecerem da necessidade dos cuidados com a saúde bucal. Existe uma frase que é bastante famosa e verdadeira: a saúde começa pela boca, afirma o dentista rondonense Diego Civiero Rodio.

Ele explica que os cuidados que são tomados com o corpo estão completamente ligados também à atenção com a saúde oral. O bem-estar começa pela boca, e isso vai ficando cada vez mais evidente no restante da saúde do corpo, comenta.

Segundo o profissional, existem doenças que podem ser ocasionadas ou multiplicadas devido aos maus cuidados com a saúde bucal. Uma delas é a endocardite bacteriana, que é uma infecção que atinge parte da membrana que encobre as válvulas cardíacas. Um paciente que possui uma prótese, por exemplo, deve ter um cuidado maior, alerta.

Para ele, pessoas com estes casos devem fazer visitas mais regulares ao dentista, além de ser importante o próprio profissional saber desta condição para poder agir de forma mais correta no tratamento e saber auxiliar e orientar corretamente no que for necessário.

Rodio ainda comenta que é preciso que os pacientes conversem com o dentista quando possuem alguns destes casos. É importante para trabalhar com mais segurança. Um paciente que possui alguma moléstia deste tipo, por vezes, precisa de um tratamento diferenciado, seja desde a receita de medicamentos específicos ou mesmo o procedimento que será realizado, afirma.

 

Causas

São diversas as causas que podem fazer com que algum problema com os dentes se torne algo mais grave. Existem vários fatores. Não gosto de colocar somente um causador, porque são vários os danos que podem causar algo mais sério, explica o dentista, informando que um detalhe importante que as pessoas devem ficar atentas é a periodontite, doença caracterizada por inflamação das gengivas. Quando o paciente possui tártaro nos dentes a periodontite pode acontecer, principalmente pela má higiene ou o depósito salivar, menciona.

Segundo Rodio, o tártaro formado pode vir a se transformar em um cálculo, que não é removível somente com a escovação. Se isso acontecer e as pessoas forem deixando, é perigoso, pois é algo agressivo para a gengiva, para o dente e até mesmo para o osso. Tudo isso vai influenciar diretamente na saúde geral do paciente, conta. Um quadro como esse pode provocar ainda a sensibilidade nos dentes, além da perda da gengiva, do osso e do próprio dente, complementa.

O profissional explica que é importante tomar os cuidados necessários para casos como este, mais graves, não acontecerem. Caso a situação acabe ficando mais grave, pode acontecer das bactérias irem para a corrente sanguínea e provocar a endocardite bacteriana. Por isso os cuidados são tão importantes, destaca.

 

Doença de Alzheimer

E não somente o coração pode ser afetado caso a saúde bucal não esteja em dia. Outros dados comentados pelo dentista foi que pesquisas recentes trazem a ligação da odontologia com a doença de Alzheimer. São pesquisas em andamento. Mas, em estudos feitos com pacientes de 35 a 90 anos, com testes de memória, mostraram que aqueles que têm todos os dentes tiveram resultados muito melhores do que aqueles que não tinham ou tinham poucos dentes, comenta, complementando que são estudos ainda em andamento, mas que já é possível, a partir dos resultados iniciais, ter ideia da importância dos cuidados que devem ser tomados.

 

Recomendações

Para evitar que este tipo de problema aconteça, além da correta escovação, Rodio destaca a importância de a orientação acontecer já dentro de casa. É preciso que as pessoas orientem os filhos que ir ao dentista é uma coisa boa, para que o profissional seja visto como um amigo e não ocorra aquele medo de ir ao dentista, diz. Ele explica que se houver esta correta orientação e visitas regulares ao consultório, já desde criança haverá o hábito correto, dos cuidados necessários. Dessa forma, a saúde bucal da pessoa vai ser cada vez melhor, evitando problemas futuros, informa.

O rondonense expõe que se desde pequeno há o cuidado correto e quanto melhor orientada a pessoa for, mais fácil é o tratamento e a resolução de um possível problema. Se houver o acompanhamento regular desde pequeno, assim como a orientação correta do que e como deve ser feito, não haverá problemas maiores, afirma.

O profissional ainda destaca as recomendações básicas, que são sempre importantes. A escovação diária e a visita regular ao dentista, a cada seis ou oito meses, são indispensáveis. Mas é importante que a conscientização para estas atitudes venham já de dentro de casa, enaltece. Além disso, ainda é importante que as pessoas utilizem o fio dental e verifiquem com o dentista a necessidade da utilização do enxaguatório bucal. Os cuidados com a saúde bucal são muito importantes, porque quando você cuida da sua saúde oral consequentemente está cuidando também da sua saúde de modo geral, finaliza o dentista.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.