Encerra domingo (20) a Semana Nacional da Educação Financeira (Semana Enef), realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) com o objetivo de conscientizar os brasileiros em relação à importância de economizar e controlar o orçamento. O Sicredi, instituição financeira cooperativa com 3,7 milhões de associados no país, participa da iniciativa realizando ações que buscam impactar crianças e adultos.
A Sicredi Aliança PR/SP promoveu, ao longo da semana, palestras e oficinas sobre educação financeira para crianças e adultos em escolas públicas e particulares, agências, empresas e clubes. A previsão é que 2,5 mil pessoas sejam impactadas com 48 ações de repasse de informações sobre finanças pessoais, entre elas a importância de manter uma reserva financeira e evitar dívidas.
Por meio do projeto “Cooperação na Ponta do Lápis”, o Sicredi vem realizando desde o ano passado oficinas gratuitas de educação financeira para comunidades do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Até agora, a ação envolveu em torno de mil colaboradores voluntários das cooperativas do Sicredi dos três Estados, que receberam capacitação com base no conteúdo do Caderno de Educação Financeira e Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central. Durante a Semana Enef esses multiplicadores estão oferecendo para a comunidade informações sobre como fazer bom uso do crédito e evitar as dívidas.
Segundo o presidente do Conselho de Administração da Sicredi Aliança PR/SP, Adolfo Rudolfo Freitag, a Semana Nacional de Educação Financeira ajuda a demonstrar a representatividade do tema. “É importante falar sobre educação financeira. É importante saber como utilizá-la em nossas escolhas. Isso envolve razão e emoção, desejo e necessidade. Ao conversar com nossos associados e com as comunidades sobre educação financeira também alcançamos o propósito da cooperativa que é agregar renda e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Quando cuidamos das nossas finanças nós nos sentimos melhor”, analisa.
Em 2017, o Sicredi realizou 612 ações em todo país durante a Semana Enef, com atividades que envolveram cerca de 30 mil pessoas. A expectativa é que neste ano pelo menos 700 iniciativas sejam realizadas.
Sicredi Aliança PR/SP
Externamente, a Sicredi Aliança PR/SP está tendo durante esta semana o desenvolvimento de ações no Colégio e Escola Técnica do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos – (Cetec), nos Colégios Estadual de Margarida, Frentino Sackser, Cristo Rei, Eron Domingues, Sesi, Rui Barbosa e Faculdade Isepe Rondon em Marechal Cândido Rondon; Colégio Estadual Pato de Bragado, Colégio Estadual de Quatro Pontes, Colégio Estadual São José, de São José das Palmeiras, Colégio Adventista de Guaíra-PR, Colégio Estadual Leonilda Papen, de Mercedes, Colégio Estadual Ildo José Fritzen, de Entre Rios do Oeste, Colégio Estadual Dr. Luiz Jacharias de Lima em Monte Alto, ETEC Pedro Badran em São Joaquim da Barra, CEO Anglo de Orlândia, nas empresas rondonenses Constru&cia e Palsgaard S/A, na Cooperlindeiros, no Clube de Jovens de Mercedes, na Guarda Mirim de Ituverava, na Sociedade Beneficência de Guaíra-SP, nas rádios Tropical FM de Quatro Pontes e Rádio Difusora do Paraná, em Marechal Rondon, entre outros. No Estado de São Paulo, as agências de Guaíra e Jaboticabal vão receber convidados para a oficina “Na Ponta do Lápis”; a mesma ação acontecerá no Paraná nas agências de Mercedes, Quatro Pontes, Guaíra e em Marechal Rondon nas agências Avenida Rio Grande do Sul e Dom João VI.
Para as crianças
Outro projeto realizado pelo Sicredi é a série especial de revistas em quadrinhos da Turma da Mônica, desenvolvida em conjunto com a Mauricio de Sousa Produções. O material busca mostrar ao público infantil a importância de planejar os gastos. Ao todo, serão seis edições, sendo a primeira lançada segunda-feira (14), na sede da Mauricio de Sousa Produções, em São Paulo. Ainda em 2018 serão publicadas mais duas revistas em quadrinhos e as últimas três edições no ano que vem – nos meses de maio, julho e outubro.

Acreditadores Paraná

Colaboradores do Sicredi com alunos e professor do Colégio Cristo Rei

Bate-papo na Rádio Tropical FM, em Quatro Pontes
Com assessoria