O inverno mal começou e já traz um cenário de mudanças drásticas no clima em várias regiões brasileiras. A estação teve início oficial às 23h42 de sexta-feira (20) e chega acompanhada por uma sequência de eventos meteorológicos que prometem derrubar as temperaturas, com possibilidade até de neve em áreas elevadas de Santa Catarina.
Na sexta-feira, a formação de um novo ciclone extratropical na costa da Região Sul deu origem a uma frente fria que avança pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Embora as chuvas previstas não devam ser tão volumosas quanto as registradas nas últimas semanas, os três Estados permanecem em alerta, segundo informações do Climatempo.
A partir de segunda-feira (23), a primeira massa de ar polar do inverno avança com força, espalhando o frio por todo o Sul do país. As temperaturas devem despencar especialmente nas regiões serranas e no interior dos estados.
Em Santa Catarina, há previsão de neve na Serra Geral, com destaque para os municípios de São Joaquim, Urupema e Urubici, onde os termômetros devem marcar valores negativos até o fim do dia.
No Paraná, os efeitos da chegada do inverno também serão sentidos com intensidade. De acordo com o Simepar, há previsão de chuva entre domingo (22) e segunda-feira (23), especialmente nas áreas próximas à divisa com o Mato Grosso do Sul. Já na terça-feira (24), o frio deve se intensificar ainda mais, com possibilidade de geada em diversas regiões do Estado.
LEIA MAIS 👇👇👇
O Presente
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp