O Presente
Geral

Tendência que está na cara

calendar_month 31 de março de 2017
8 min de leitura

 

O Presente

Willian Arnhold durante o atendimento que acontece a cada 15 dias, quando ele periodicamente retorna ao salão para a manutenção da barba

 

O tempo em que só as mulheres se preocupavam com a aparência passou. E com a mudança de comportamento dos homens, quem decidiu investir na vaidade masculina como negócio está indo muito bem. Uma pesquisa realizada em 2016 pelo Instituto Qualibest para a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), aponta que 54% dos homens frequentam regularmente salões de beleza e barbearias.

E adivinhe quem é a responsável por levá-los até lá? A resposta está na cara, literalmente: a barba, que está super em alta. O que no tempo das cavernas era algo para proteção da pele, hoje é visto como tendência e estilo.

Segundo a cabeleireira e visagista Tatiani Cattini, da Oficina do Cabelo, que se especializou em corte de cabelo masculino e barba, a procura aumentou progressivamente e continua grande por parte do público masculino que gosta de dar uma valorizada no visual. Depois que o cliente vem uma vez para o salão ele acaba retornando sempre. Isso porque aqui usamos produtos especiais, dispomos de técnicas e damos várias dicas que podem ajudar a solucionar pequenos problemas que quem tem barba acaba sofrendo. Além disso, também funciona como uma espécie de relaxamento para eles, expõe.

 

Diferencial

É o caso de Willian Arnhold, que fazia a barba apenas em casa. Como minha mãe tem salão há muitos anos, acabei criando habilidade para fazer a barba em casa e também sempre tive os utensílios necessários à disposição. Porém, depois que decidi fazer a barba com a Tati, faço sempre, a cada 15 dias, relata. O rondonense de 28 anos, que mantém a barba desde 2009, diz que o diferencial fica por conta das técnicas que a visagista usa, além do pelo que passou a crescer de forma mais ordenada e da pele hidratada. Em casa, os cuidados diários seguem: lavo o rosto pelo menos três vezes ao dia com shampoo e também aparo com a máquina, conta.

 

Arquivo pessoal
Tatiani Cattini, especialista em barba e corte masculino: Usamos produtos especiais, dispomos de técnicas e damos várias dicas que podem ajudar a solucionar pequenos problemas que quem tem barba acaba sofrendo

 

 

Cada um com seu estilo

São vários os estilos de barba encontrados atualmente. Por isso, para aqueles que não mantêm a barba, mas desejam entrar para o time dos barbudos, opções não faltam. Além dos cabelos, também trabalho com o visagismo para barbas. Assim, respeitando a individualidade de cada pessoa, desenho a melhor linha dos pelos, suavizando traços ou atenuando-os, conforme o formato do rosto, explica Tatiani.

Outro quesito levado em conta pela profissional é a profissão do cliente. Por exemplo, um bancário dificilmente poderá ter uma barba lumberjack, tipo lenhador, que é muito comprida. Então tudo isso é levado em conta, aponta.

Além da lumberjack, também chamada de lenhador, em que o homem mantém uma barba grande e sempre moldada para que o crescimento leve a um formato arredondado, outros estilos podem ser adotados. Conheça alguns:

 

– Cerrada ou barba por fazer: na lista das mais populares, é o modelo ideal para o homem que deseja ter uma barba, mas que, por algum motivo, não pode deixar que os fios cresçam e apareçam demais.

– Van dike: essa é uma barba um pouco mais ousada, que conta com um bigode pontudo que pode ser modelado para cima e as laterais limpas, mantendo fios mais longos no queixo, bem no estilo do ator Johnny Depp.

– Mutton chops: apelidada de Wolverine em alusão ao personagem dos filmes de mutantes, é uma barba em que os fios das costeletas e da bochecha são deixados na mesma altura e são eliminados os fios da barba somente da ponta do queixo até a linha dos lábios.

 

Negócio que deu certo

Marechal Cândido Rondon conta hoje com três barbearias ou barber shops, como são chamadas. Os ambientes são inspirados nas antigas barbearias e no estilo de rock retrô e oferecem aos clientes, além dos serviços de beleza masculino, cervejas e mesas de bilhar.

Com experiência de dez anos no ramo de atendimento em salões de beleza, o cabeleireiro Gilmar Luiz Theisen viu na nova tendência masculina uma oportunidade de negócio e não pensou duas vezes. Depois de retornar de um curso em São Paulo, onde as barbearias já estavam em alta, decidi fazer o mesmo aqui em Marechal, conta.

Assim, a Barbearia Gilmar Luiz oferece diversos serviços para o público masculino em um espaço alternativo e diferente, com mesa de sinuca e um freezer sempre cheio de opções de cervejas para os clientes. O funcionamento do espaço, que também atende mulheres e já serviu de cenário para ensaios fotográficos, é de segunda a sábado, das 08 às 20 horas, por meio de agendamento.

 

Mayara Schaffner/OP

Com dez anos de experiência no ramo de atendimento em salões de beleza, o cabeleireiro Gilmar Luiz Theisen viu na nova tendência masculina uma oportunidade de negócio

 

 

De olho em Marechal

O cabeleireiro e barbeiro Cleverson Schkalei, natural de Foz do Iguaçu e que há cinco anos trabalhava em Cascavel, viu Marechal Cândido Rondon como o lugar ideal para abrir sua própria barbearia. Há sete meses inaugurei a Marechal Barbearia, que também virou um ponto de encontro de amigos, comenta. Isso porque após as 18 horas e principalmente aos sábados é comum que três a quatro amigos marquem horários próximos e enquanto são atendidos jogam sinuca, conversam e tomam uma cerveja na barbearia.

No local, além do entretenimento, Cleverson faz corte de cabelo, hidratação e relaxamento, barba, sobrancelha e limpeza facial com máscara negra. Faço a chamada barboterapia, que consiste em um procedimento feito com o uso de toalha quente para abrir os poros, com uma preparação da pele, hidratação, perfumes e óleos para barba, diz.

Quem não troca mais a barboterapia e a cada 45 dias retorna para a visita ao barbeiro é o estudante de Direito e conciliador do Juizado Especial Cível Andrew Klauck Dias. Em casa eu cuido da barba com produtos que inclusive adquiri na barbearia, mas não abro mão de fazer a manutenção periódica, que cuida da pele e ajuda a manter o desenho, expõe.

De segunda a sexta-feira, o espaço funciona entre 09 e 12 horas e das 14 às 19 horas. Já no sábado o horário da manhã é o mesmo dos dias da semana e à tarde o atendimento é das 14 às 17 horas.

Mayara Schaffner/OP

Estudante de Direito e conciliador do Juizado Especial Cível Andrew Dias, cliente do barbeiro Cleverson Schkalei, da Marechal Barbearia, após o fim da barboterapia, confere o resultado

 

Dia do noivo

Que o dia da noiva está consolidado todos já sabem. Mas que tal um dia especial para eles? Esse é um dos diferenciais da Aldeia Barber Shop, dos barbeiros Fernanda Kohllausch e Samir Barp. Ao som ambiente de rock e uma decoração vintage com tambor, tanque de combustível e pallets, o noivo encontra atendimento completo para o grande dia, além de matar a saudade do velho Super Nintendo. Normalmente os padrinhos vêm também para fazer fotos e acaba se tornando um dia muito divertido, relata Samir.

No dia a dia, a barbearia especializada no atendimento masculino oferece cortes de cabelo e hidratação, sobrancelha e barba. Também fazemos a pigmentação da barba, que é bastante procurada. Como nem sempre a cor do cabelo e da barba é a mesma e a própria barba pode variar de cor, dependendo a região do rosto e pescoço, a pigmentação preenche os espaços e deixa os tons uniformes, explica Fernanda.

Outro problema que as idas ao barbeiro periodicamente podem resolver é a foliculite. São os chamados pelos encravados, que deixam a pele irritada. Temos casos que o problema foi resolvido completamente, diz Samir.

É que na barbearia, além das técnicas e produtos, os clientes recebem dicas de como cuidar da pele e da barba em casa, o que facilita a solução do problema.

O casal também está sempre em busca das últimas tendências quando o assunto é barba e adiantam que, segundo a moda dos Estados Unidos, Inglaterra e Itália, o que ficará em alta por um tempo é a barba por fazer. É um estilo mais moderno e que melhor se adapta às questões do dia a dia, expõe Samir.

Os clientes encontram atendimento na Aldeia de terça a sexta das 09 às 12 horas e das 14 às 19 horas e no sábado das 09 às 12 horas e das 13h30 às 16 horas. Mas nesta barber shop, nada de agendamento, o atendimento é por chegada.

 

Mayara Schaffner/OP

Casal de barbeiros Fernanda Kohllausch e Samir Barp, da Aldeia Barber Shop, está sempre em busca das últimas tendências quando o assunto é barba. Eles adiantam: o que ficará em alta por um tempo é a barba por fazer

 

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.