A graduação já não é mais suficiente. Hoje em dia, com a exigência cada vez maior do mercado de trabalho, os profissionais estão em busca de qualificações extras que podem custar uma contratação no momento da escolha por parte do empregador. Um dos principais diferenciais têm sido os cursos de pós-graduação oferecidos cada vez mais pelas instituições de ensino.
Foi assim como o jornalista Omar Bodgan: formado em 2011, ele acreditou que só precisava procurar as redações ou agências de redação que seria contratado pelo diploma. “Foi um engano, porque comecei a perceber que estava competindo com pessoas que falavam outras línguas, que eram especialistas em algum assunto, que já tinham trabalhado no exterior”, conta.
A solução foi se matricular em uma pós-graduação a distância em marketing, concluída no meio deste ano, quando ele já estava empregado em uma agência. Hoje ele atua como redator em uma empresa que atua na área de marketing digital graças ao curso de especialização.
Para ajudar na busca por um curso que esteja em alta no mercado, O Presente listou três cursos buscados hoje em dia:
Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Seguridade Social
Para os formados em Direito, a especialização na área trabalhista está em alta principalmente por causa das mudanças na legislação no ano passado. Disciplinas do direito material e processual das universidades foram profundamente impactadas pelas alterações na lei, exigindo que os novos advogados, magistrados, servidores e procuradores conheçam toda uma nova maneira de compreender a área. No Brasil, além disso, uma das justiças mais atuantes é a que trata dos liames entre trabalhadores e empregadores: a média brasileira é de 1,8 mil novos processos por dia.
Finanças e Controladoria
Em um país que abre, em média, 2 milhões de empresas por ano, segundo a Serasa Experian, é comum que o mercado procure cada vez mais especializadas em gestão de finanças ou que saiba manejar as receitas. Em períodos de crise, como o que o país viveu nos últimos anos, cabe também a esses profissionais os planos de reestruturação, controle e planejamento tributário. Além de todos esses quesitos, cabe salientar que o Brasil tem um dos sistemas tributários mais complexos do mundo, o que exige que as empresas possuam áreas inteiras responsáveis apenas por esse tipo de trabalho.
Inovação e Design Thinking
Se os dois primeiros cursos eram voltados para necessidades inerentes à sociedade brasileira, a especialização em Inovação faz parte de uma área que está em alta devido ao seu ar de novidade: hoje em dia todas as empresas costumam falar ou projetar seus futuros com base em inovação. O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), por exemplo, um dos principais centros de pesquisa do país, espera ter 40% de sua receita oriunda de inovações daqui alguns anos. O mesmo plano é seguido por diversas outras empresas. Para isso, estão sendo procurados no mercado cada vez mais profissionais que entendam o processo, da ideia à concepção.
Com informações Conversion