Fale com a gente

Geral Maravilha da natureza

Trinta mil turistas devem visitar as Cataratas do Iguaçu durante o feriado da República

Publicado

em

(Foto: Nilton Rolin/Cataratas do Iguaçu)

Trinta mil pessoas devem visitar o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, entre esta sexta-feira (15), sábado (16) e domingo (17). Por causa do feriado da Proclamação da República, o parque abriu uma hora mais cedo, às 08 horas.

Por volta das 15 horas, segundo o monitoramento da Companhia Paranaense de Energia (Copel), a vazão das quedas d´água era de 1,3 milhão de litros de água por segundo. Em média, passam pelas quedas cerca de 1,5 milhão de litros de água por segundo.

 

PARQUE

O Parque Nacional do Iguaçu foi criado em 10 de janeiro de 1939, pelo decreto federal n° 1.035. Em 1986, foi declarado pela Unesco patrimônio natural da humanidade. E, em 2011, uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza.

Além de abrigar as Cataratas do Iguaçu, o parque também é referência na preservação da onça-pintada, espécie ameaçada de extinção.

Entre os últimos resultados alcançados estão o recorde anual de visitação em 2018, quando cerca de 1,9 milhão de pessoas passaram pelo parque, e o aumento nos últimos cinco anos de 70% no número de onças-pintadas vivendo na reserva.

Um dos principais responsáveis por tornar a área na fronteira com a argentina um espaço público de conservação ambiental foi o aviador Santos Dumont, de passagem pela região.

Do lado brasileiro, a unidade se estende por mais de 185 mil hectares e abriga o maior remanescente de Floresta Atlântica da região sul do país, além de ser considerado o último habitat natural da onça-pintada.

 

Com RPC TV

Copyright © 2017 O Presente