Fale com a gente

Geral TECNOLÓGICA DO PARANÁ

UTFPR está entre as que mais registra patente no Brasil

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foi uma das instituições que mais depositou patentes no Brasil, em 2019. O índice, que considera registros de organizações públicas e privadas, foi divulgado no dia 28 de setembro pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade se mantém no 1º lugar nacional na categoria de programas de computador, com 101 softwares em 2019. Em 2018, tinha a mesma classificação com 99 registros.

Além disso, a UTFPR também ocupa o 11º lugar no ranking do país, sendo a primeira colocada no Paraná, na modalidade de patentes de invenção, com 35 depósitos. A instituição subiu cinco posições em relação ao ano anterior, quando apresentava 27 registros.

Para o pró-reitor de relações empresariais e comunitárias, Douglas Renaux, a consolidação da Universidade na área foi iniciada há alguns anos, a partir de várias iniciativas. “Começamos com a implantação da ´Meta 100’ para depósitos anuais em 2017. Desde então, estamos pavimentando o caminho para a efetiva transferência tecnológica à sociedade brasileira”, afirma.

O gestor também aponta outras frentes que fomentam e apoiam o processo. “Neste ano, implementamos o Prêmio da Inovação, para reconhecer nossos inventores. Também tivemos a aprovação da Política de Inovação, que está sendo revisada, e estamos na elaboração do regulamento respectivo. Além disso, os fundos patrimoniais estão em análise”, detalha.

Universidades públicas em destaque
Entre as 20 principais instituições com registros de propriedade intelectual, estão em evidência as do ensino público. Na categoria de patentes de invenção, 17 são universidades públicas e são três empresas. Já, na modalidade de programas de computador, são 16 universidades públicas, duas instituições privadas e duas empresas.

 

Com Barulho Curitiba/Bem Paraná

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente