Entre 2022 e 2023, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou um aumento de 97% no número de vasectomias realizadas no Paraná. A cirurgia, considerada minimamente invasiva, é um método contraceptivo que impede homens de terem filhos. Veja regras para operar pelo SUS e números abaixo.
O aumento de cirurgias no Paraná ocorreu um ano após a legislação federal que regula as cirurgias ampliar o acesso ao procedimento. Uma das mudanças foi que o SUS passou a permitir cirurgias contraceptivas sem necessidade de autorização do parceiro ou parceira, o que era exigido tanto para vasectomias quanto para laqueaduras.
O aumento de vasectomias no Paraná no ano passado superou a procura nacional pela cirurgia, de acordo com o Ministério da Saúde.
O empresário e mecânico Fábio Salmazo Neiva, de Curitiba, foi um dos homens que realizou a vasectomia no estado após a alteração da legislação. Ele tem 47 anos de idade e um filho.
Apesar de a lei ter parado de exigir a concordância de parceiros, Fábio definiu pela vasectomia junto com a noiva, que tem outros dois filhos.
“Eu decidi por não ter mais filhos. Essa incerteza de governo, financeira… Uma criança, falando ou não, é uma dádiva, porém, custa caro, né?
A opção pela cirurgia foi para eliminar risco de uma gravidez não planejada.
“Me questionaram bastante [equipe de acompanhamento], foi um pouco trabalhoso. Eu conversei com uma assistente social para ela entender o porquê. Depois, eu tive que marcar com uma médica, ela faz os encaminhamentos, pede exames, e aí que autoriza marcar.”
Crescimento de cirurgias
O Sistema de Informações Hospitalares e Ambulatoriais do SUS revela que, em 2023, o Paraná teve 8.274 vasectomias realizadas. Em 2022, o registro foi de 4.183 cirurgias pelo SUS. Os dados são do Ministério da Saúde.
O aumento de vasectomias no Paraná no ano passado superou a procura nacional pela cirurgia, que também teve crescimento.
Em 2022, foram 67.799 vasectomias no país, enquanto em 2023 foram 95.470 procedimentos – um crescimento de 43%.
Antes da cirurgia pelo SUS, o interessado é questionado diversas vezes por equipes do SUS se deseja, de fato, fazer o procedimento.
O objetivo, é diminuir o risco de arrependimento, como explica o urologista Gustavo Marquesine Paul, coordenador da Câmara Técnica de Urologia do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR).
Crescimentos de vasectomias
| PARANÁ | BRASIL | |
| 2019 | 4.468 | 60.718 |
| 2020 | 1.649 | 31.138 |
| 2021 | 1.877 | 39.578 |
| 2022 | 4.183 | 67.799 |
| 2023 | 8.274 | 97.470 |
Com G1