Fale com a gente

Geral Inspeção do automóvel

Vistoria cautelar ao comprar carro usado: aprenda a se precaver com o laudo veicular

Publicado

em

Foto: Divulgação

Adquirir um carro usado tem lá as suas vantagens. Além do preço invariavelmente mais baixo, o comprador evita a depreciação imediata que um veículo 0km sofre de imediato ao deixar uma concessionária. As armadilhas, porém, são muitas, sobretudo para alguém que não tenha um conhecimento mais profundo sobre automóveis. E uma boa forma de driblar eventuais imprevistos é apostar em uma vistoria cautelar.

Mas o que, exatamente, esse tipo de serviço oferece? Em linhas gerais, é como se o veículo desejado passasse por um check-up completo. A avaliação começa pela situação documental, buscando o histórico de proprietários. Será possível saber, neste momento, se o carro foi clonado ou adulterado de algum modo.

A pesquisa não para por aí. Se já tiver passado por algum leilão, por exemplo, o carro sofre uma desvalorização imediata, além de poder enfrentar dificuldades na hora de fazer um seguro. A checagem também incluirá possíveis multas e impostos pendentes, de modo que nenhum débito antigo passe batido.

A análise técnica abrange ainda aspectos mecânicos e estruturais do veículo. Itens como motor, chassi e vidros são originais de fábrica? O carro já sofreu alguma colisão mais forte, que tenha gerado reparos complexos? O modelo em questão já passou por algum recall da montadora? O objetivo é responder a essas e diversas outras perguntas a respeito do automóvel.

Ao fim de todo o trabalho, o profissional contratado aprovará ou não a situação geral do veículo avaliado, apontando os problemas constatados ao longo da checagem. Esse documento, chamado de laudo técnico veicular, pode ser obtido tanto pelo proprietário atual quanto pelo comprador, esteja ele lidando com um vendedor particular ou uma concessionária.

No mercado, já há diversas empresas oferecendo a vistoria cautelar. A inspeção pode custar de R$ 150 a R$ 300, dependendo do pacote contratado e da fornecedora do serviço. Vale frisar que esse trabalho não tem relação com a vistoria exigida pelo Detran no momento de transferir um veículo.

Ah, e mais uma dica: tem algum bom mecânico de absoluta confiança? Pedir que ele dê uma olhada completa no carro usado que você deseja comprar continua sendo, de uma maneira ou de outra, uma excelente ideia.

 

Com Extra 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente