Está agendado para as 19h30 de quinta-feira (18), no Espaço Alegra, junto ao Ale-Zak-Ra, em Marechal Cândido Rondon, o 1º Encontro do Maternar, grupo virtual difundido há cerca de um ano no WhatsApp e que a partir de agora se torna presencial.
Em visita ao O Presente, Gilvana Costa, Pamera Riegel Zachow e Rutyeine Rannov, que integram a coordenação do Grupo Gesta, comentam que as atividades do Maternar serão iniciadas quinta-feira, quando também haverá o lançamento do brechó do Gesta e do Maternar, que tem por objetivo apoiar as mães empreendedoras do grupo.
“O encontro está voltado para famílias, mães do próprio grupo que têm filhos pequenos, gestantes e tentantes. Esse encontro contará com apresentação do que é o Maternar, sobre os temas a serem abordados nos encontros, e as mães empreendedoras apresentarão os produtos com os quais trabalham para vendas”, detalham.
GESTA
O Gesta Rondon é um grupo de apoio à maternidade ativa com atuação junto às gestantes no período de gravidez e puerperal, além de informações sobre parto, período puerperal e valorização dessa fase da mulher. Também ocorre com a intenção dos pais participarem e estarem junto das mulheres.
Segundo as coordenadoras, trata-se de um grupo voluntário envolvendo mães, sendo que nos encontros há participação de profissionais da área de saúde, entre outras, tratando de assuntos de interesse do público-alvo. Gilvana, Pamera e Rutyeine mencionam que o grupo não tem fins lucrativos e a única premissa é que o Gesta seja coordenado por doulas, mulheres que servem de suporte físico, emocional e psicológico às gestantes ao longo do pré-parto e pós-parto imediato.
Uma das conquistas do Gesta foi a criação da Lei Municipal das Doulas para as mulheres obterem mais informações e entenderem a assistência adequada ao parto.
REUNIÕES
As participantes do Gesta se reúnem no terceiro sábado do mês, às 15 horas. No próximo dia 20 o encontro será no Sesc, onde haverá apresentação do documentário “O Renascimento do parto 2”. Já os encontros do Maternar ocorrerão toda terceira quinta-feira do mês.
O Presente