Ford/Abradif/Rodovel
Marechal

1º Simpósio de Sustentabilidade divulga ações em prol do meio ambiente

Divulgação

Entrega de homenagem ao diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich, pelo trabalho desenvolvido através do programa Cultivando Água Boa

Com um público de cerca de 150 pessoas, entre autoridades políticas, presidentes de entidades de classe, associações, sindicatos, cooperativas, clubes de serviço, empresários, professores e estudantes, foi realizado na segunda-feira (29), na Acimacar, em Marechal Cândido Rondon, o 1º Simpósio de sustentabilidade e meio ambiente – o futuro é agora. O evento, promovido pela Associação Comercial, prefeitura, Conselho Municipal do Meio Ambiente, Saae e Unioeste, teve como objetivo promover a conscientização da comunidade rondonense e divulgar as ações do Poder Público, empresas, universidade e entidades em favor do desenvolvimento sustentável.

Bem comum

Conforme destacou o presidente da Acimacar, Paulo Rodrigo Coppetti, todas as entidades e empresas que participaram do evento têm como marca a defesa e o desenvolvimento de ações voltadas à comunidade, com reflexos no presente e no futuro. O simpósio teve como objetivo maior sensibilizar as pessoas de que o meio ambiente é um bem comum e que exige a responsabilidade de todos. Este propósito foi alcançado, avalia Coppetti.

Para o vice-presidente da Acimacar, Legário Gilberto von Mühlen (Beto), o evento ficou acima das expectativas. Segundo ele, todos os projetos apresentados estão fazendo a diferença no município pelos fortes investimentos em sustentabilidade. Ele também enfatizou a palestra proferida pelo diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich, que apresentou um panorama sobre como se encontra o planeta em termos de sustentabilidade e de uso e preservação dos recursos hídricos. Beto também elogiou o compromisso de novos projetos voltados ao setor ambiental, que devem ser colocados em prática em Marechal Rondon. Todos ficaram muito satisfeitos com o simpósio. A intenção é que ele passe a ser realizado anualmente, sempre em junho, com o envolvimento de diversas entidades, anuncia o vice-presidente da Acimacar.

Programação

As apresentações do 1º Simpósio de sustentabilidade foram abertas pelo pioneiro rondonense Orlando Sturm, que apresentou um painel de precipitações pluviométricas no município. Ele recebeu homenagem por este trabalho que realiza, voluntariamente, há 51 anos.

Na sequência, foram apresentados projetos voltados à sustentabilidade e desenvolvidos pelo Saae, Unioeste, Acimacar, Conselho da Mulher Empresária, Núcleo Setorial de Informática, JCI e empresas certificadas pelo programa Cultivando Água Boa (Agrícola Horizonte, Auto Mecânica Marcão, Cooperfarma Medilar, Copagril, Indústria Schumacher, Kaefer Motos, Sooro, Remokar, Sorasa, Tecsoft). As secretarias de Educação e de Agricultura e Política Ambiental fizeram a apresentação de projetos que serão colocados em prática nas escolas.

O evento foi encerrado com a palestra de Nelton Friedrich, que antes foi homenageado pelo trabalho que desenvolve através do programa Cultivando Água Boa, que promove projetos de responsabilidade socioambiental, objetivando a correção de passivos ambientais e ações preventivas na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná.

TOPO