Fale com a gente

Marechal Marechal Rondon

“2019 foi um ano muito produtivo”, avalia secretária de Cultura

Publicado

em

Secretária de Cultura, Márcia Veit: “Há quem pense que as obras no Teatro Municipal estão paradas, mas estão avançando, tanto que já foram instaladas 100% das poltronas, as madeiras do palco e a forração do interior” (Foto: O Presente)

Um ano repleto de atividades. É desta forma que a secretária de Cultura de Marechal Cândido Rondon, Márcia Veit, avalia 2019. “Foi um ano muito produtivo para a administração municipal e, particularmente, para o setor cultural. O grande destaque foi nos cursos que disponibilizamos gratuitamente para a população. Houve muita procura e podemos dizer que o aproveitamento foi muito bom”, destaca Márcia ao O Presente.

No interior do Parque de Exposições, em frente à Casa Cultural, está alocada a Escola de Artes, ramificação da Secretaria que oferece cursos sem custos à população de todas as faixas etárias. “Temos o eixo musicalização, com os cursos de violão, clássico e popular, teclado, bateria e acordeom, que foi uma novidade que tivemos neste ano. Além destes, há os cursos de teatro, canto, coral, circo, dança folclórica e balé”, menciona a secretária.

Em relação às aulas de circo, a secretária enaltece os resultados positivos, lembrando da realização da 1ª Mostra de Circo no município, um evento que reuniu talentos de toda a região em Marechal Rondon. “Tivemos a presença de aproximadamente 350 artistas circenses dos municípios de Toledo, Terra Roxa, Nova Santa Rosa, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Brasilândia, Vera Cruz do Oeste, Tupãssi e Marechal Cândido Rondon. Foi um programa muito inovador e todos os educandários municipais tiveram acesso às apresentações”, salienta.

No que diz respeito aos cursos de danças folclóricas, Márcia afirma que este segmento valoriza e cultiva os traços germânicos rondonenses. Segundo ela, os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) estão envolvidos nesse projeto. “Neste ano, atendemos quase 90% dos Cmeis e em 2020 pretendemos atingir 100%”, comenta.

Para 2020, informa a secretária, uma novidade será a oferta do curso de viola caipira para adultos. “A prefeitura está com um chamamento público em aberto. Esta é uma modalidade de licitação que busca parcerias com uma organização da sociedade civil para que seja possível ofertar esta modalidade da musicalização. A viola caipira já é disponibilizada para o infantil e o juvenil, mas queremos ampliar”, expõe.

 

MATRÍCULAS

Aos interessados em ingressar ou permanecer nos cursos ofertados pela municipalidade, as matrículas para o ano de 2020 acontecem a partir de 03 de fevereiro e as rematrículas a partir de 27 de janeiro. “Quem já frequenta as aulas tem sua vaga garantida diante da rematrícula. Vale lembrar que o período noturno também é disponibilizado, mas os munícipes devem se inscrever o quanto antes para garantir as suas vagas”, ressalta Márcia.

 

BIBLIOTECA MUNICIPAL

Ela enfatiza que a Biblioteca Pública Municipal Martinho Lutero desenvolveu em 2019 um projeto de contação de histórias. “O ápice do projeto acontece no mês de abril, devido ao Dia do Livro. Neste ano, a visitação foi feita às escolas da sede e no ano que vem é a vez dos distritos. Também é possível agendar as visitas na biblioteca e aproveitar a contação de histórias oferecidas pelas servidoras”, convida.

Márcia diz que a realocação da biblioteca para o local onde se localiza hoje foi muito benéfica para o incentivo à leitura da população rondonense. “Antes, ela ficava em espaço muito escondido e agora ganhou um lugar de destaque: ao lado da Câmara de Vereadores. É incrível como temos visto a ampliação das pessoas que preferem ler o livro invés de se entreter com as tecnologias dos celulares e notebooks. O livro é um objeto carinhoso para o leitor, chega a estreitar até mesmo laços entre pais e filhos”, salienta.

 

TEATRO MUNICIPAL

Sobre o Teatro Municipal, a secretária comenta que as obras estão tendo continuidade, por meio de recursos provenientes do Ministério do Turismo. “A obra está com etapas sendo executadas no seu interior e, por esse motivo, há quem pense que ela está parada. Mas está avançando, tanto que já foram instaladas 100% das poltronas, as madeiras do palco e a forração do interior”, pontua, acrescentando: “Atualmente, está sendo finalizada a parte cenotécnica. O próximo passo é mexer com a energia elétrica. Podemos afirmar que as obras estão acontecendo, mas ainda não gostaríamos de propor uma data para a inauguração”.

 

MUSEU DE PORTO MENDES

Márcia chama a atenção para o horário especial de atendimento do Museu Histórico Padre José Gaertner, localizado em Porto Mendes. “É comum nesta época festiva a prainha do distrito ter bastante movimento e por esse motivo a administração municipal organizou um horário especial de atendimento do museu: das 08 às 12 horas, sem fechar nesse período entre Natal e Ano Novo. Todos estão convidados para fazer a visitação”, estimula, lembrando que este ponto turístico reúne, em especial, artefatos e peças históricas do próprio distrito.

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente