O Presente
Marechal

24% dos acidentes de trânsito em 2020 envolveram bicicletas em Marechal Rondon

calendar_month 17 de fevereiro de 2021
2 min de leitura

Devido à popularidade das bicicletas em Marechal Cândido Rondon, além das frequentes situações de furto, elas também aparecem em um número expressivo nos registros de acidentes de trânsito no município.

Em 2020, de um total de 452 acidentes, 109 ocorrências atendidas envolveram bicicletas, conforme dados do Corpo de Bombeiros. Ou seja, em 24% dos acidentes de trânsito do ano passado havia ao menos uma bicicleta envolvida.

Em comparação com 2019, foram menos registros. Naquele ano houve 145 ocorrências envolvendo bicicletas, 25% a mais de acidentes com este tipo de veículo do que o ano anterior (2018), quando o número chegou a 122.

 

SINALIZAÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Tiago Zajac, a maioria das ocorrências com bicicletas são referentes a colisões com outros veículos e quedas. Ele diz que tais situações acontecem em função da imprudência e pela falta de atenção no fluxo do trânsito. “É bastante visível a falta de conhecimento da legislação de trânsito por parte dos ciclistas, principalmente no que diz respeito ao sentindo correto de direção nas vias e à necessidade de sinalização dianteira, traseira e de pedais da bicicleta”, ressalta.

Comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Tiago Zajac: “É bastante visível a falta de conhecimento da legislação de trânsito por parte dos ciclistas, principalmente no que diz respeito ao sentido correto de direção nas vias e à necessidade de sinalização dianteira, traseira e de pedais da bicicleta” (Foto: Joni Lang/OP)

 

SEVERIDADE DAS OCORRÊNCIAS

O comandante do Corpo de Bombeiros frisa que boa parte dos ciclistas não utiliza equipamentos de proteção individual e isso potencializa lesões. “As ocorrências envolvendo bicicletas geralmente têm um certo grau de severidade, resultando em traumas, via de regra ocasionados por colisão e subsequente queda. O atendimento dos socorristas sempre será o mais técnico possível para que se garanta a melhor recuperação para as vítimas”, pontua.

 

MEDIDAS PRÁTICAS

De acordo com Zajac, algumas medidas práticas poderiam contribuir para a diminuição dos acidentes envolvendo bicicletas. “Os números seriam reduzidos com a implantação de mais opções de ciclovia e sinalização de vias, com a melhoria dos pontos críticos apontados pelas estatísticas, o que concerne ao Poder Público, e a conscientização dos usuários em garantir um trânsito mais seguro, cumprindo a legislação vigente”, sugere.

(Arte: O Presente)

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.