A pouco mais de 20 dias do prazo final para atualização de rebanho animal, 74% dos produtores rurais que integram a Unidade Local de Sanidade Agropecuária (ULSA) de Marechal Cândido Rondon, a qual compreende ainda os municípios de Mercedes, Quatro Pontes, Pato Bragado e Entre Rios do Oeste, já fizeram a atualização junto à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).
“Todos os produtores de bovinos, suínos, ovinos, caprinos e equinos devem atualizar seu rebanho até 30 de novembro, sob pena de travar ou impedir emissões de GTA (Guia de Trânsito Animal) de qualquer espécie e multa”, alerta o fiscal da Adapar de Marechal Rondon, médico veterinário Loreno Taffarel.
Segundo ele, neste ano o prazo foi estendido se comparado aos outros anos, quando a atualização aconteceu apenas nos meses de maio e no mês de novembro.
OBRIGATORIEDADE
A atualização dos rebanhos é obrigatória tanto para produtores comerciais quanto de subsistência em decorrência do fim da vacinação contra a febre aftosa, expõe Taffarel, e deve ser feita em todas as espécies da propriedade. “Se o produtor atualizou o rebanho de bovinos, mas não o de equinos, a espécie não regularizada pode impedir emissão de GTA para as demais, além da multa”, explica.
A atualização pode ser feita pela internet, com direcionamento a partir do https://adapar.pr.gov.br, cadastro e senha na Central de Segurança, ou pessoalmente, por meio de preenchimento de formulário, na Adapar rondonense ou nos escritórios de atendimento nos municípios de Quatro Pontes, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado e Mercedes.
Conforme Taffarel, o procedimento é gratuito.
PORCENTAGEM DE COMPROVAÇÃO
O percentual registrado na ULSA de Marechal Rondon – 74,78% – é superior ao registrado tanto na Unidade Regional de Sanidade Animal de Toledo (URS) (66,68%), que abrange 20 municípios, quanto em nível de Paraná (59,67%).
Dos 3.342 produtores da ULSA rondonense, 2.499 comprovaram a atualização, faltando 843 comprovações. O município com a maior porcentagem de produtores com rebanhos atualizados até o momento é Pato Bragado, com 92,76%, e o município com menor índice é Mercedes, com 65,78%.

(Arte: O Presente)
O Presente