A Associação Atlética Amigos do Confúcio (3AC) promove amanhã (06), em Marechal Cândido Rondon, a 11ª edição do Almoço da Tainha. O prato, já tradicional no município, deve ser degustado por 600 pessoas. O almoço será servido a partir das 12 horas, no Pavilhão Alemão do Parque de Exposições, com recepção a partir das 11 horas.
Em visita ao O Presente para divulgar a promoção, os integrantes da diretoria da 3AC, Moacir Pistore, Jair Dalla Vecchia, Laertes Zimmermann e Alsemir Wilhelms, destacam que a 1ª edição do evento foi realizada a partir da sugestão de um ex-sócio que residiu no litoral, de onde o peixe é procedente e onde acontecem várias festas à base de tainha. “Em apenas um ou dois anos o almoço não foi servido. No início o evento acontecia no Café Colonial, sendo que o pessoal assava na grelha, no entanto era complicado para virar o peixe e demorado para comer, até que passamos a assar no box do boi no rolete. Os peixes são assados a partir das 08 horas na grelha, não temos preocupação com carvão porque colocamos bastante fogo e usamos na cúpula, sendo que cada grelha comporta 35 peixes. Depois colocamos a peça em uma caixa térmica que mantém a tainha assada na temperatura adequada. Assim, mesmo que retire às 09 horas e sirva ao meio-dia, o peixe continua quente e com qualidade no sabor”, contam.
600 QUILOS
Os representantes do clube de 42 anos e que reúne em torno de 50 sócios ressaltam que a 3AC não pretende incrementar pratos ou ampliar o número de pessoas a serem servidas. “O nosso objetivo em termos de público foi atingido, então desejamos manter a qualidade no produto, uma vez que o Almoço da Tainha está consolidado. Inclusive é o prato que abre o calendário de eventos alusivos à festa do município, que são preparados por várias entidades no decorrer do mês de julho”, expõem.
Eles mencionam que para atender bem os 600 convidados serão assadas 350 peças que devem somar em torno de 600 quilos de tainha, haja vista que o peso de cada peixe alcança até 1,8 quilo. “Os peixes são frescos e não congelados, o que demonstra o cuidado com a qualidade do almoço a ser servido. Para proporcionar bom paladar, a tainha será acompanhada de pirão, arroz, saladas, maionese e molhos especialmente preparados. Quem participa de uma edição volta no ano seguinte, revelando satisfação”, enaltecem.
Fichas ao 11º Almoço da Tainha são vendidas ao preço de R$ 40, com valor diferenciado para crianças. Também haverá fichas na entrada do almoço. Além disso, serão vendidas bebidas com duas marcas de cerveja, refrigerante e água. Eles lembram que é preciso levar pratos e talheres.
Mais informações podem ser obtidas com Alsemir Wilhelms e Laertes Zimmermann pelos telefones (45) 99941-7449 e 99105-0808.
O Presente