Novembro Azul
Marechal Campus rondonense

7ª Semana Acadêmica de Direito começa amanhã na Unioeste; inscrições encerram hoje

Coordenadora do curso e coordenadora do evento, Silvia Mattei: “Acadêmicos, doutorandos, advogados, juízes, promotores, procuradores e membros da comunidade em geral estão convidados a participar. A inscrição custa R$ 30” (Foto: O Presente)

Começa amanhã (23), tendo sequência na quinta (24) e na sexta-feira (25), a 7ª Semana Acadêmica de Direito Unioeste, no campus de Marechal Cândido Rondon. O evento, que vai acontecer junto ao Tribunal do Júri, é uma parceria do curso de Direito da Unioeste com o Centro Acadêmico de Direito e patrocínio da Itaipu Binacional.

De acordo com a coordenadora do curso e também coordenadora do evento, Silvia Mattei, o evento é destinado tanto para os acadêmicos de Direito como para outras pessoas que tiverem interesse em participar. Segundo ela, acadêmicos, doutorandos, advogados, juízes, promotores, procuradores e membros da comunidade em geral estão convidados a participar. “O evento é uma forma de fazer com que os acadêmicos ouçam outras ideias, tenham contato com pessoas que vêm de fora e complementem tudo o que se passa no curso”, comenta.

Casa do Eletricista folha LORENZETTI

 

CARBONO ZERO

A abertura da Semana Acadêmica será às 08 horas de amanhã, juntamente com a certificação “Carbono Zero”, um dos diferenciais desta edição do evento. “Fizemos uma planilha detalhando o consumo de energia do evento, desde ar-condicionado, passagens aéreas, até o coffe break, e enviamos para a certificadora Prima, uma Oscip (organização da sociedade civil de interesse público) do Rio de Janeiro. Esta, por sua vez, converteu os dados em árvores que terão de ser plantadas. Feito isso, o evento recebe a certificação ‘Carbono Zero’”, explica Silvia.

Sendo assim, além dos três dias do evento, os organizadores e os acadêmicos vão escolher um sábado para o plantio de mudas de árvores, as quais foram cedidas pelo Viveiro Municipal e pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

 

PROGRAMAÇÃO

Tendo em vista o caráter ambiental do evento, a primeira palestra será sobre “A natureza e o Direito”, ministrada pelo professor doutor Carlos Frederico Marés de Souza Filho, docente titular de Direito na PUCPR, às 09 horas de amanhã.

No dia seguinte haverá duas palestras: a primeira denominada “O Tribunal popular do júri: novas tendências”, com Robervani Pierin do Prado, doutor em Direito e advogado criminalista, às 08 horas; e a segunda, às 09h45, será proferida pelo professor doutor Decio Franco David, que abordará o tema “Violência penal e linguagem político criminal”.

Na sexta-feira a programação reinicia às 08 horas com uma apresentação cultural, seguida da palestra “Afinal, necessitamos de uma reforma da Previdência”, ministrada pelo doutor Alberto Rodrigo Patino Vargas.

A coordenadora do evento enaltece a importância do debate desta temática, considerando que os acadêmicos precisam conhecer tudo o que tem por vir, bem como os impactos em relação às reformas. “Vai ser um debate interessante”, prevê.

 

INSCRIÇÕES

As inscrições para participar da 7ª Semana Acadêmica de Direito Unioeste podem ser feitas até hoje no site da Unioeste (https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/SAD2019), ao valor de R$ 30. “O valor relativamente acessível foi possibilitado pela parceria com Itaipu”, frisa Silvia.

 

 

O Presente

 

TOPO