As condições climáticas vinham dificultando os trabalhos no campo há alguns meses. Mas com as chuvas ocorridas em boa parte das regiões produtoras desde o último fim de semana, o plantio da safra 2021/2022 ganhou novo ritmo. Agora o solo se encontra em boas condições de umidade, o que contribui para uma boa germinação das plantas.
A estiagem prolongada, seguida das geadas no inverno, causaram prejuízos com a queda de produção de grãos, afetando as pastagens e nascentes. “Os produtores estavam ansiosos aguardando uma melhor condição de umidade, principalmente em municípios onde não havia chovido já alguns meses”, menciona o técnico do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), técnico do Deral Paulo Oliva.
Marechal Rondon
Desde o último fim de semana foram registrados cerca de 160 milímetros de chuva em Marechal Cândido Rondon, segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Já neste fim de semana deve chover 20 milímetros hoje (08) e 15 milímetros amanhã (09). Para o domingo (10) a previsão é de 30 milímetros. “Com isso o início da safra de verão possui condições favoráveis para um bom desempenho. Os desafios existem, mas esperamos que o clima continue sendo favorável durante todo o ciclo da cultura”, expõe Oliva.
Sem garantia
Para o engenheiro agrônomo Cristiano Cunha, da Agrícola Horizonte, a chuva garante um bom plantio, mas não ainda uma boa safra. “Muita área já foi semeada. Cerca de 80% das lavouras de soja já foram plantadas. No entanto, temos ainda mais quatro meses pela frente para que seja garantida uma boa safra do ciclo de soja, tendo em vista que precisamos de uma boa condição de umidade do solo”, comenta.
Conforme Oliva, mesmo com as chuvas recentes, as previsões ao longo prazo podem mudar, dependendo de inúmeros fatores. A orientação aos agricultores, segundo ele, é ter cautela. “Deve-se esperar melhores condições para não realizar o plantio com solo muito úmido, criando uma compactação sobre a semente, que dificultará a emergência”, observa.
Regularidade
A regularidade da chuva é fundamental para todos. Segundo Jocieli Cotrim, produtora de hortaliças, períodos de seca são sinônimo de desafios. “Afeta o crescimento das plantas, atrasando a colheita e com isso temos prejuízos com relação à venda. Tem também o alto custo com água e energia elétrica para irrigar as plantas, e por mais que a gente irrigue, não é a mesma coisa do que quando chove. As plantas têm um arranque melhor”, relata a produtora. “O fim do ano é sempre um desafio. O calor é muito forte e algumas doenças aparecem, como o a mosca branca e a queimadura das bordas das hortaliças. São coisas que estressam a planta”, acrescenta.
O Presente