O Presente
Marechal

90% dos alunos formados no Senai de Marechal Rondon estão trabalhando na área; confira os cursos ofertados na unidade

calendar_month 5 de fevereiro de 2020
6 min de leitura

Empregabilidade. Essa é uma das características que marcam os cursos técnicos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Marechal Cândido Rondon.

Em pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) envolvendo alunos egressos dos anos de 2015 a 2017, 62% dos formados conseguiram um emprego em até seis meses posteriores ao final do curso. Ainda, aqueles que possuem essa formação têm salários maiores que os demais trabalhadores e possuem 34% a mais de probabilidade de serem promovidos.

Katia Seidel, coordenadora de Educação na unidade Sesi/Senai rondonense, revela que este índice é ainda mais perceptível em âmbito local. “Mais de 90% dos nossos alunos formados estão trabalhando na sua área. A Unidade Senai de Marechal está além da média nacional. Muitas empresas nos procuram em busca de profissionais capacitados, mas os nossos alunos, na grande maioria, já estão colocados no mercado de trabalho. O reconhecimento pelos nossos serviços é grande”, afirma.

Nesse sentido, o gerente da unidade Sesi/Senai, Thiago D’Arisbo, e a vendedora Dirce Rush, juntamente de Katia, divulgam para a comunidade os cursos em aberto na unidade.

Dirce Marlei Rusch, Thiago D’Arisbo, e Katia Seidel, do Senai de Marechal Rondon, em visita ao Jornal O Presente: “É muito gratificante ver as empresas nos ligando à procura de profissionais. Nós estamos além da média nacional e chegamos ao ponto de não termos mais alunos para indicar, pois todos já se encontram bem empregados” (Foto: O Presente)

 

CURSOS EM ANDAMENTO

Na unidade Sesi/Senai de Marechal Rondon iniciou ontem (03) os cursos técnicos em Qualidade e Mecatrônica. “As aulas já se iniciaram, mas vale ressaltar que conseguimos encaixar novos interessados que se matricularem até a próxima segunda-feira (10), sem perder o andamento da turma. Caso a matrícula aconteça depois dessa semana, o encaixe é feito nas novas disciplinas do currículo”, salienta o gerente da unidade.

O curso técnico em Qualidade capacita os alunos na implementação e manutenção de sistemas de qualidade, a fim de verificar produtos e processos. “As aulas acontecem no período noturno, das 18h45 até as 22h45, com duração de um ano e meio, e está com apenas algumas vagas em aberto”, expõe Katia, emendando que o profissional sai apto para trabalhar na gestão de qualidade de instituições públicas, privadas, empresas de consultoria e auditoria, como também pode atuar como profissional autônomo.

Já no curso técnico em Mecatrônica o profissional terá acesso às tecnologias inteligentes e à indústria 4.0. “O foco de matrículas para o curso vespertino são os adolescentes que realizam o Ensino Médio e trabalhadores do período noturno, visto que as aulas aconteces das 13h30 às 17h30, com duração de dois anos”, pontua a coordenadora.

D’Arisbo frisa que os interessados nos cursos já iniciados têm um incentivo a mais. “Estamos disponibilizando nesta semana inicial dos cursos uma aula teste. A pessoa pode ir até nossa unidade para ter uma experiência, ver como funciona, conhecer as estruturas e visitar os laboratórios. Para isso, basta ir até nossa unidade na Avenida Rio Grande do Sul, número 3085, próximo ao portal, e orientar-se na secretaria”, explica.

Laboratório utilizado no curso técnico em Mecatrônica na unidade Sesi/Senai de Marechal Rondon (Foto: Divulgação)

 

PRÓXIMAS CAPACITAÇÕES

Além destes cursos, o Senai ainda está com as inscrições abertas para o curso de eletromecânica, cujas aulas iniciam em julho. “Contamos ainda com cursos de qualificação, como de solda, eletricista industrial, torneiro mecânico e outros. Também disponibilizamos os aperfeiçoamentos nas Normas Regulamentadoras (NRs) 10, 23, 35 e tantas outras”, exemplifica a coordenadora.

Vale salientar que os cursos de nível técnico são pós médio e, por isso, os estudantes somente recebem o certificado se tiverem concluído o Ensino Médio. “Os cursos podem ser realizados simultaneamente à educação convencional, até mesmo com a EJA (Educação de Jovens e Adultos) e com o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos). Cabe lembrar que o Sesi (Serviço Social da Indústria) oferece a EJA semipresencial, com encontros presenciais uma vez por semana e atividades on-line”, destaca Katia.

 

MATRÍCULAS

Para realizar a matrícula, o interessado pode tanto ir pessoalmente na unidade como contatar o Senai via telefones ou rede social (Facebook). O telefone de contato é o (45) 3284-4054, o celular é o 98816-8126 e, para participar no grupo do WhatsApp, basta adicionar o número 3284-4054.

“Utilizamos várias mídias para que a pessoa tenha o acesso facilitado ao nosso atendimento. Através desse contato inicial, direcionamos os documentos necessários para matrícula, que são o RG, CPF, comprovante de escolaridade e de residência”, pontua a coordenadora de Educação.

O curso técnico em Qualidade tem como mensalidade o investimento de R$ 304,74 e o de Mecatrônica, R$ 248,56. Contudo, D’Arisbo realça que a política de preços do Senai é diferenciada. “A mensalidade varia de acordo com o interessado. É interessante que as pessoas procurem nossa unidade para entender nossa tabela de preços e verifiquem as melhores condições cabíveis”, convida.

 

METODOLOGIA

Aliando teoria à prática, o Senai historicamente oferece educação profissional. “Trabalhamos por competências, sempre buscando a excelência. As aulas são desenvolvidas partindo de situações de aprendizagens reais, provenientes das problemáticas que surgem na indústria. Os alunos são desafiados a resolverem”, realça a coordenadora.

Segundo o gerente da unidade, essa praticidade é o que estudantes e empresas valorizam. “A teoria vem toda aplicada em um ambiente industrial. Nesse momento de retomada da economia, é por esse profissional atuante e preparado que a indústria busca”, avalia D’Arisbo.

Dirce Rusch lembra das parcerias que a unidade tem com os municípios vizinhos. “Onde nós não temos unidades físicas, atendemos por meio de unidades móveis. No município de Mercedes neste mês temos uma Unidade Móvel de Panificação. Em Pato Bragado a Unidade Móvel de Solda, que após vai para o município de Santa Helena. Temos para este ano previstas unidades móveis para Marechal Cândido Rondon e outros municípios da região. A distância é um obstáculo superado pela nossa instituição. Ademais, prestamos cursos na modalidade Senai Flex, elaborados especificamente e exclusivamente para empresas que nos contratam, resolvendo necessidades especiais dentro do ambiente de trabalho”, finaliza.

 

O Presente

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.