Em meio ao tempo frio e seco do inverno, os moradores de Marechal Cândido Rondon começam a curtir a exuberância da florada de ipês, que dá um colorido especial à cidade. Está aberta a temporada da “beleza em flor”.
Já é possível ver um pé de ipê florido aqui e ali, colorindo os quatro cantos do município, mas um local, em especial, está chamando a atenção: o Colégio Eron Domingues.
Cercado por ipês-rosa, o educandário ganhou um brilho especial nos últimos dias. Alguns ipês já floriram, outros ainda vão florir. Fato é que o cenário que ostenta o espetáculo da natureza conversa com a paisagem urbana e atrai não só olhares, como também fotógrafos e “selfieiros”.
Os pés de ipês foram plantados nas calçadas ao redor do Eron Domingues após distribuição de mudas feita pela Associação Comercial e Empresarial (Acimacar). Anos depois, encantam pela beleza a cada florada.
Detalhes
A típica árvore de ipê é a denominação de uma grande variedade de espécies do gênero Tabebuia e Handroanthus, sinônimos e ambos da família Bignoniaceae. É muito conhecido por sua beleza, exuberância das flores e ampla distribuição em todas as regiões do Brasil. Os ipês são caducifólias, ou seja, perdem todas as folhas que são substituídas por cachos de flores de cores intensas. São árvores de grande porte que gostam de calor e sol pleno.
Atualmente, o pau-Brasil é a árvore nacional e o ipê é considerado a flor nacional.
Suas flores possuem forma de funil, como se fossem uma cornetinhas; podem ser elas amarelas, roxas, rosas, brancas e até verdes. Floresce entre junho e novembro, começando pela cor roxa e rosa, depois o amarelo e por último o branco. As flores caem no decorrer de uma semana, cobrindo o chão com a sua cor.
Ipê-rosa
Ocorre com mais frequência no Sul do país, desde o Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul. Pode alcançar de 20 até 35 metros de altura, com tronco ereto e cilíndrico de 60 a 80 centímetros de diâmetro. Suas flores possuem tons de rosa e roxo, floresce de junho a agosto. É a espécie de ipê mais comum no paisagismo do Sul do Brasil.





O Presente