Acadêmicos do curso de Zootecnia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Cândido Rondon, receberam na última terça-feira (30), o prêmio que conquistaram na Olímpiada Brasileira de Zootecnia, em abril. A premiação aconteceu na abertura do Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec-2023), em Natal, no Rio Grande do Norte.
A edição da Olimpíada possuiu três categorias: individual, equipe treineira e equipe veterana. Eram considerados treineiras as equipes formadas por acadêmicos que haviam cursado até o 4° semestre do curso e veteranas equipes formadas por estudantes dos demais semestres. Os apoiadores da viagem para que os alunos conseguissem participar da premiação foram a Unioeste, Sicredi Aliança PR/SP e todos que realizaram doações por meio de uma vaquinha.
A equipe treineira “Zootreiner”, formada pelos acadêmicos Bianca Estela Stein, Bruna Fernanda Alves Magalhães, Giovanna de Souza Silva, Kewlin Moranti dos Santos e Mario Roberto Uhlein Júnior, todos do 4° período de Zootecnia atualmente, foi orientada pelo professor Vinícius Mattia.
Já a equipe veterana “Meninos da pecuária”, composta por Eduardo Anderle, Eduardo Shihann Benites, Gabriel Natã Comin, Ikaro Aparecido Ribeiro e Jonata Ian Guesser, estudantes do 8° período de Zootecnia, teve a orientação do professor Paulo Levi de Oliveira Carvalho. Ambas passaram pelas três etapas da Olimpíada e conquistaram o 2º lugar em nível nacional.
A equipe veterana também teve que apresentar uma proposta de projeto com inserção de sustentabilidade e inovação; o tema proposto foi “Software de monitoramento, controle e rastreabilidade da distribuição de biofertilizantes em campos de feno e pré-secado”.
Dedicação
“Com a viagem e a participação no evento, a dedicação dos alunos começa a ser reconhecida, já que trata-se de um evento de nível nacional. Participar dessa experiência fantástica com certeza vai dar motivação aos estudantes para que continuem se dedicando à sua formação profissional e a outros alunos para que se inspirem na conquista dos colegas”, destaca o professor orientador e colaborador do Centro de Ciências Agrárias, Vinícius Mattia.
O professor Paulo Levi Carvalho, tutor da equipe veterana, lembra que este é o segundo ano consecutivo que uma equipe de acadêmicos da Zootecnia/Unioeste é premiada na Olímpiada Brasileira de Zootecnia. “Isso mostra a dedicação dos docentes e também dos estudantes com a formação dos futuros zootecnistas que estarão disponíveis no mercado”, considera.
London International
De acordo com o regulamento da Olimpíada, além de certificados de participação e classificação, as três primeiras equipes colocadas receberão medalhas e voucher para integrar a delegação brasileira ao London International Youth Science Forum – LIYSF 2024 no Imperial College, Londres, Reino Unido.


Com assessoria