Fale com a gente

Marechal Vários recursos

Acimacar lança aplicativo para estreitar comunicação com associados e comunidade

Publicado

em

Fotos: Leme Comunicação

 

No cinquentenário da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), celebrado no ano passado, um dos objetivos da entidade era promover a aproximação e melhorar a comunicação da associação com associados e, também, com a comunidade rondonense.

Em busca de alternativa para atender as demandas dos empresários e alcançar esses propósitos foi lançado no início do mês de abril o aplicativo Acimacar, que reúne diversos recursos indo muito além da apresentação da entidade e do município. “O aplicativo é pioneiro entre as associações comerciais da região e vem para atender uma necessidade das empresas e da comunidade”, menciona o presidente da entidade, Ricardo Leites.

Hoje, considera ele, os aplicativos não são utilizados apenas como ferramentas de entretenimento, mas também para o trabalho desenvolvido no dia a dia. Desta forma, afirma, a Acimacar dá um passo à frente ao lançar o app. “Conseguimos atingir nosso objetivo de nos aproximarmos da comunidade por meio de uma ferramenta útil que congrega informações que antes estavam à mão, mas não eram utilizadas da melhor forma. Por ser algo inovador, sem dúvida será um sucesso”, enaltece Leites.

 

Banco de dados empresarial

Uma das principais ferramentas do app está no Guia Comercial, uma lista telefônica das empresas de Marechal Cândido Rondon – tanto as associadas quanto as que ainda não fazem parte do quadro da Acimacar – com informações de telefone e endereço, bem como a localização para ser utilizada por meio de GPS. “Se você está com o GPS ligado, quando for procurar uma oficina mecânica, por exemplo, pela localização o guia vai ter mostrar a oficina mais próxima de onde você está”, informa o 2º vice-presidente da entidade, Gerson Froehner.

Ele ressalta que as empresas associadas têm alguns benefícios, como enviar alguma foto ou logo da empresa, um pequeno histórico, a página do Facebook ou site ou ainda formas de pagamento dos produtos e serviços prestados.

A intenção é de que, futuramente, os munícipes utilizem apenas este guia para buscar informações sobre as empresas do município, além de contar com a seção de telefones úteis de órgãos como UPA, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, prefeitura, Fórum, entre outros. No guia estão listadas academias, farmácias, floriculturas, hotéis, imobiliárias, pet shops, restaurantes, salões de beleza, bem como outras empresas e prestadoras de serviços.

 

Pioneirismo

No âmbito da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), o aplicativo da Acimacar também foi uma novidade. “Não temos mais como fugir da tecnologia e nós queremos que a comunidade veja a Acimacar como um hub de comunicação entre comércio, consumidores, clubes de serviço e qualquer outra pessoa que queira trocar informações dentro do aplicativo”, diz Froehner.

Leites pontua que com a ferramenta disponível para uso é só a comunidade que poderá dizer se a entidade acertou. “Apesar de todos os testes e das inúmeras mudanças que já foram feitas, é utilizando, alimentando com novas informações e os usuários sugerindo melhoras, apontando possíveis falhas que poderemos tornar essa ferramenta ainda melhor”, comenta.

 

Eventos

A partir de uma parceria com a prefeitura, consta no app da Acimacar um breve histórico de Marechal Rondon, bem como informações sobre os pontos turísticos e atividades turísticas desenvolvidas no município. Além disso, o aplicativo apresenta o calendário oficial de eventos rondonenses. “Muitos dos nossos parceiros pediam para que nós divulgássemos os eventos por eles realizados e essa foi uma forma de centralizar todas essas informações”, menciona Froehner. “Já reunimos um grande número de eventos gastronômicos, por exemplo, mas ainda queremos detalhar mais esses acontecimentos, com fotos, um pouco da história de cada um”, complementa.

O aplicativo também apresenta o calendário oficial de eventos promovidos pela Associação Comercial com data e horário, como a Expomar, Feira Ponta de Estoque, Feirão de Veículos, Brincando na Praça, entre outros.

 

Mais ferramentas

No app Acimacar os usuários também têm acesso aos horários do comércio, onde consta o calendário com as datas nas quais as empresas do município estarão abertas em horários especiais, como Dia das Mães, Natal e Páscoa. “Na aba de campanhas estão as informações sobre todas as campanhas promocionais da Acimacar com as datas dos sorteios e as empresas participantes, o que facilita para os consumidores ganhadores dos vales-compras saber em quais empresas poderá fazer suas compras”, salienta Froehner.

Já na aba “Treinamentos” estão listados todos os cursos e treinamentos promovidos pela entidade e na seção “Locação de Salas” os interessados em alugar os espaços da Acimacar para realizar algum evento podem conhecer os espaços por meio das fotos e ter acesso às informações de capacidade de público de cada um deles, clicando na aba “Quero reservar” para fazer a locação diretamente pelo aplicativo.

 

Aos associados

Froehner ressalta que os testes no aplicativo foram iniciados em fevereiro deste ano e ainda há recursos que devem ser aperfeiçoados na ferramenta, como, por exemplo, o “Clube de Vantagens”, voltado para uso exclusivo dos associados da Acimacar. “Nas seções voltadas aos associados ainda temos alguns desafios. Quando inserimos alguma notícia no app, as notificações são enviadas para todos aqueles que possuem o aplicativo instalado, mas não são todos os usuários que desejam receber, então ainda estamos construindo esse processo de a pessoa poder personalizar o app da melhor forma, recebendo notificações apenas das informações que deseja, seja das notícias, dos cursos, treinamentos”, expõe.

 

Consultas ao SPC

Uma das funcionalidades que deve otimizar ainda mais o dia a dia dos associados da entidade, mas que ainda está em construção, é a possibilidade de consultas ao banco de dados do SPC Brasil por meio do aplicativo. “Ainda dependemos de uma autorização do SPC, porém a rotina já está pronta e os testes já foram realizados. Assim que for liberado pelo SPC, o empresário associado terá um login e senha e poderá, por meio do aplicativo, realizar consultas ao banco de dados, como ele faz hoje do computador”, adianta Froehner.

 

Baixe agora

Para ter acesso ao app Acimacar é muito simples. Basta acessar a sua loja de aplicativos (Google Play para Android ou App Store para iOS), buscar por “Acimacar” e fazer o download gratuitamente.

 

O Presente

 

Copyright © 2017 O Presente