Marechal Capacitações

Acimacar pretende retomar agenda de treinamentos em agosto

Presidente da Acimacar, Ricardo Leites de Oliveira: “Nossa intenção é viabilizar os treinamentos no segundo semestre deste ano a fim de estimular os empresários, mostrar que eles podem se reinventar de outras formas e voltar a crescer” (Foto: Joni Lang/OP)

Os efeitos da pandemia de Covid-19 e as medidas adotadas para conter o avanço do novo coronavírus provocaram o cancelamento da Expo Rondon 2020 e por consequência da 40ª edição da Exposição do Comércio, Indústria, Prestação de Serviços e Maquinário Agrícola (Expomar), da Expo Pecuária e da Festa Nacional do Boi no Rolete, tradicionalmente realizadas no mês de julho para marcar os festejos de aniversário de Marechal Cândido Rondon.

Apesar da decisão ter sido anunciada no último dia 04 pelo prefeito Marcio Rauber, o assunto vinha sendo discutido há várias semanas entre lideranças da administração municipal e representantes das entidades organizadoras, que inicialmente pretendiam transferir o evento em comemoração aos 60 anos do município para o segundo semestre. No entanto, optou-se pelo cancelamento da Expo Rondon.

Casa do Eletricista – Clorador Agosto

O presidente da Associação Comercial e Empresarial (Acimacar), Ricardo Leites de Oliveira, diz que entende a decisão do prefeito. “Vínhamos conversando informalmente desde o primeiro decreto que determinou o fechamento do comércio e também depois da reabertura das empresas. Na segunda-feira, todavia, houve reunião formal, e foi anunciado o cancelamento da Expo Rondon e da Oktoberfest”, comenta.

Ele afirma que a Expomar é um evento considerado de suma importância pela Acimacar, pois, além de visibilidade, proporciona renda para que a entidade invista em cursos, palestras e treinamentos no decorrer do ano. “Além disso, sabemos que muitas pessoas movimentam o comércio local antes da Expo Rondon comprando calçados e roupas”, menciona.

Conforme Oliveira, a Acimacar aluga em torno de 200 estandes para a realização da Expomar. “Isso gera receita para a entidade, bem como para as empresas que alugam os estandes e participam do evento, as quais, agora, vão deixar de vender produtos e serviços”, pontua.

Embora a não realização da Expo Rondon gere um impacto para todo o município, o presidente da Acimacar entende que o cancelamento do evento foi uma decisão prudente diante do atual cenário.

 

RETOMADA

Reconhecida pela realização de cursos, palestras e treinamentos que oportunizam a capacitação de empresários e colaboradores visando o aperfeiçoamento empresarial, a Acimacar também tem sentido os impactos das medidas restritivas que impedem a promoção de eventos a fim de evitar aglomerações devido ao risco de propagação do novo coronavírus. “Essa parada nos cursos e treinamentos influencia nas parcerias com as empresas que patrocinam os eventos. A Acimacar é bem estruturada, bem organizada, então temos conseguido levar adiante porque não gastamos tanto com energia elétrica e outras despesas”, expõe.

De acordo com Oliveira, a expectativa da entidade é retomar as atividades que envolvem cursos, palestras e treinamentos em agosto ou setembro. “Precisamos motivar os empresários com cursos e treinamentos para se adequarem à nova realidade. Nossa intenção é viabilizar os treinamentos no segundo semestre deste ano a fim de estimular os empresários, mostrar que eles podem se reinventar de outras formas e voltar a crescer”, enfatiza.

 

RECEITAS

De acordo com o presidente, a maior renda da Acimacar é obtida via planos de saúde e a partir das mensalidades dos associados, mas cursos e eventos também geram receita. “O Fórum Empresarial seria na primeira quinzena de agosto, com três dias seguidos no Centro de Eventos. A ideia era reunir 2,5 mil pessoas, mas tivemos de cancelar porque os palestrantes também estão preocupados com a pandemia”, salienta. “Nesta semana está acontecendo a Semana de Carros e Motos para estimular o setor e fazer com que as pessoas que precisam trocar de veículos tenham taxas melhores. Apesar da redução nas vendas no mês de abril, estamos otimistas dentro do possível para este Dia das Mães, contudo, sabemos que serão valores menores de compras. Esta semana também iniciamos a campanha Amor sempre Presente, que neste ano tem novo formato e vai proporcionar dois sorteios, sendo R$ 20 mil em vales-compras em cada sorteio”, acrescenta.

 

PÚBLICO

Oliveira lembra que em torno de 18 mil pessoas passaram pela Acimacar no segundo semestre de 2019 durante os cursos e treinamentos. “Este ano queríamos mais de 40 mil pessoas passando na Acimacar, contudo, talvez, não tenhamos a metade, o que também pode prejudicar o desenvolvimento dos colaboradores das empresas. Por outro lado, observamos que as empresas que no ano passado investiram em cursos, treinamentos e palestras vêm conseguindo explorar as vendas nesse período de pandemia, inclusive via internet, mantendo suas atividades”, destaca.

 

O Presente

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO