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Marechal Visita técnica

Acimacar abre as portas para estudantes

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Desde segunda-feira (20), estudantes dos nonos anos de escolas rondonenses e distritos participam de uma visita técnica à Acimacar (Foto: Divulgação)

Desde segunda-feira (20), estudantes dos nonos anos de escolas rondonenses e distritos participam de uma visita técnica à Acimacar.

A visita, que segue até sexta-feira (24), tem como intuito fornecer uma visão abrangente do que se trata a entidade e ao mesmo tempo tratar sobre empreendedorismo, cujo tema é motivo do concurso de vídeo amador trabalhado pela entidade no eixo educacional, em virtude do seu cinquentenário.

Durante a visita, os alunos são guiados por todas as salas da instituição, conhecem os setores e os serviços prestados e finalizam a participação no auditório, com uma breve palestra conduzida pelo vice-presidente de Informações Cadastrais, Eduardo Berndt. Ele destaca que o propósito da entidade é despertar nos alunos a inovação e o empreendedorismo e mostrar que estes podem existir em qualquer lugar.

“A ideia principal do projeto é esclarecer o que é empreender. Eles estão começando a vislumbrar a vida adulta quase entrando para o ensino médio e daqui um tempo vão precisar definir sua vida profissional. Queremos popularizar o empreendedorismo e mostrar que empreender é simples, que não está relacionado a grandes coisas, mas sim ao nosso dia a dia, na busca de soluções diárias”, afirma Berndt.

Como futuros profissionais, diz Eduardo, a intenção é que eles também entendam o valor de uma associação e dos seus papéis dentro da sociedade. “Esperamos que sejam líderes; hoje, estamos aqui, mas futuramente vamos entregar a associação para eles, pois serão os empresários, empreendedores, técnicos, formadores. Precisamos fazer com que criem uma expectativa e vejam o valor dessa instituição, que sejam bons líderes e continuem o trabalho que temos feitos nesses 50 anos”, declara.

A coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Margarida, Katherine Narahara, destaca que desde a apresentação do projeto os alunos ‘abraçaram’ a ideia. “É mostrar uma realidade prática para nossos alunos. Temos alguns temas obrigatórios, chamados de desafios educacionais, em que trabalhamos noções de empreendedorismo e sociedade, mas parecem distantes. Com a visita e o concurso se torna mais interessante entender o empreendedorismo.”

A professora de Arte do Colégio Estadual Marechal Rondon, Scheila Specht, acredita que esta é uma oportunidade para os estudantes começarem a pensar o futuro de maneira diferente.

“É uma perspectiva que talvez eles não tinham ainda, de se ver como donos do seu próprio negócio, com uma empresa, um autônomo ou mesmo trabalhando para alguém, mas com outra visão. Quando se entra em contato com esse mundo, e não ficamos apenas no campo teórico, é possível pensar o processo de empreendedorismo de outra forma e ter outras ideias. É um despertar de possibilidades.”

Sheila destaca que a escola está sempre preocupada em despertar o empreendedorismo, mas é necessário todo um contexto de apoio, o que muitas vezes não acontece. “Nas próprias famílias às vezes não há essa preocupação e a Acimacar proporcionando essa troca é muito importante, é trazê-los para a realidade das empresas. Vários deles provavelmente nunca entraram na entidade e nem pensaram que poderiam participar, ou mesmo o que é, que serviços presta, era um mundo distante, mas agora é outro entendimento.”

Para a coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta, Andréia Besen, a visita e o concurso em si acrescenta aos alunos tanto no estudo quanto no desenvolvimento pessoal. “Assumimos enquanto escola o papel de desenvolver neles a capacidade de enxergar o futuro não apenas como aluno, mas como cidadão inserido numa sociedade. Um dia eles serão universitários, terão uma profissão, uma família, a intenção é pensar no todo. Por isso, o concurso e a visita são uma maneira de provocá-los, colocá-los em questionamento, fazer com que eles queiram avançar e se lançar, descobrir algo novo. Estamos trazendo alternativas e temos tido respostas positivas. São todos criativos e poderão demonstrar esse potencial”, afirma a professora.

A aluna do Ceretta, Emmily Wenningkamps Martins, produzirá o vídeo junto de mais duas colegas e conta que após a visita ficou confirmado que elas estão no caminho certo para a produção. “Já tínhamos ideias em mente e alguns empresários que pensamos em entrevistar e com a apresentação de hoje tivemos um complemento. Vejo que todos podem ser empreendedores basta querer e colocar sua liderança em ação”, diz a estudante.

Após a mini palestra, foi apresentado um vídeo com algumas instruções para evitar erros e informalidades na produção.

As inscrições para o concurso de vídeo continuam até 31 de agosto. Ao todo, são aproximadamente 600 alunos participantes das escolas: Colégio Estadual Eron Domingues, Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta, Colégio Estadual Frentino Sackser, Colégio Estadual Margarida, Escola Estadual Monteiro Lobato, Colégio Estadual Marechal Rondon, Escola Estadual Paulo Freire, Escola Estadual Novo Três Passos, Escola Estadual Dealmo Selmiro Poersch – São Roque, Escola Estadual Nilso Franceski – Iguiporã, Escola Zulmiro Trento – Novo Horizonte, Escola Estadual Porto Mendes, Colégio Rui Barbosa e Colégio Evangélico Martin Luther.

 

Premiação

O concurso premiará os cinco melhores vídeos, que serão avaliados pela Comissão Organizadora dos 50 anos e o Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem).

Os vencedores têm direito à participação na Convenção Anual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), nos dias 09 e 10 de novembro, em Foz do Iguaçu, com direito a uma estadia e alimentação. Além disso, os vencedores ganharão um voo panorâmico de helicóptero sobre as Cataratas e uma visita institucional à Itaipu.

 

Com assessoria

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