Divulgada na semana passada, a lista das transferências e nomeações do clero diocesano para o ano de 2022 envolve a Paróquia Maria Mãe da Igreja, no Bairro Botafogo, uma das maiores comunidades católicas do município de Marechal Cândido Rondon.
O padre Anderson Sgarbossa, que foi designado como novo pároco, no lugar do padre André Boffo Mendes, declarou ao O Presente que recebeu a notícia da transferência com bastante alegria.
Atual pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Guaíra, ele diz que a mudança para Marechal Rondon será um novo momento em sua caminhada. “Tenho certeza que esta nova comunidade me ajudará a crescer muito na minha trajetória enquanto padre. Acredito que encontrarei em Marechal Rondon um lugar acolhedor”, enalteceu.
Para Sgarbossa, toda comunidade tem a sua realidade e é necessário acolher todas elas. “Ser padre é ter a capacidade de ‘estar’ para todos em todas as necessidades ou situações do dia a dia”, considera.
Ele afirma que os fiéis rondonenses, em especial os que participam da Paróquia Maria Mãe da Igreja, bem como a comunidade católica local, podem esperar por um padre disposto a compreender e a estar presente na vida da paróquia, convivendo com as famílias, as lideranças e a sociedade. “Penso em, assim como o significado da palavra padre nos apresenta, ser de fato um pai que orienta nas coisas relacionadas à fé e à sua vivência. Do mais, o dia a dia vai mostrando os caminhos a serem trilhados”, enfatiza.
Trajetória
O padre Anderson Tomadon Sgarbossa tem 33 anos. Nascido em Toledo, filho de Valdemar e Cleonice, é o primogênito dentre os três filhos do casal.
Ele foi ordenado padre secular no dia 20 de agosto de 2016. Atuou na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Guaíra, de 2016 a 2018. Atualmente, é pároco na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, também em Guaíra, além de exercer as funções de decano no Decanato de Palotina, assessor diocesano da Pastoral da Educação e assessor e auditor do Tribunal Eclesiástico da Diocese de Toledo.
Sgarbossa vai assumir como pároco da Paróquia Maria Mãe da Igreja no ano que vem. A posse está programada para o mês de fevereiro.
O Presente