Fale com a gente

Marechal Denuncie, ligue 180

Marechal Rondon adere à campanha Agosto Lilás, que conscientiza sobre o fim da violência contra a mulher

“Agosto Lilás” lembra os 16 anos da Lei Maria da Penha

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Com a finalidade de promover o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, está instituída por meio da Lei Estadual no 4.969/2016 a campanha Agosto Lilás, que neste ano tem o tema “Um Instrumento de Luta Por Uma Vida Livre de Violência”. A campanha objetiva intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, propagar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

A Lei prevê e chama atenção para os primeiros sinais da violência como, por exemplo, humilhar, xingar, controlar e oprimir a mulher, expor a vida íntima, controlar o dinheiro ou reter documentos, quebrar ou estragar objetos pessoais, além de diversos outros sinais que podem englobar a violência contra a mulher.

O município de Marechal Cândido Rondon adere à campanha realizada no decorrer deste mês. A secretária municipal de Assistência Social, Josiane Laborde Rauber, enaltece a importância da campanha no chamamento às denúncias de abuso para que se chegue ao fim da prática da violência contra a mulher. “Que todas as mulheres, não só hoje, mas, sim, todos os dias, sejam livres de qualquer violência e que não sejam negados os seus direitos à vida”, frisa.

Atendimentos

Os atendimentos realizados no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) promovem nas mulheres o fortalecimento da autoestima e o suporte para superação desse ciclo, visando sua integridade física, psicológica e social, reforçando os vínculos familiares, minimizando os danos e prevenindo a reincidência.

Busca de ajuda

Em Marechal Rondon, estão disponíveis para a busca de ajuda: canal de denúncia através da Central de Atendimento à Mulher, pelo telefone 180; Polícia Militar para casos de agressão e emergência via 190; na Delegacia da Polícia Civil, com o registro de boletim de ocorrência, através do número 3254-1400; no Creas, pelos telefones 3254-8329 e 99146-7713; e com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Rondonense (Commur), através do número 3254-8329.

Contato

O Creas está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 11h45 e das 13h15 às 17 horas. O endereço é a Rua Castelo Branco, esquina com a Rua Goiás, nº 209, região central da cidade. Além dos telefones, quem tiver dúvida pode encaminhar e-mail para creasmcr@hotmail.com.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente