No dia 1º de março comemora-se o Dia do Turismo Ecológico e aproveitamos a data para contar uma história especial. A personagem? Uma jovem chilena!
Depois de três anos, a comunicadora audiovisual Isaura Jordán retornou para Marechal Cândido Rondon para uma visita ao Sítio Ecos da Agrofloresta. Isaura viveu por muitos anos na Capital de seu país de origem e hoje reside em uma pequena cidade alemã chamada Bühl.
Ela conta que em 2016 teve a ideia de conhecer mais do continente sul-americano e ao vir para o Brasil teve o conhecimento de várias iniciativas e projetos que trabalhavam a terra e estimulavam uma vida mais harmoniosa em diversos aspectos.
“Ter essas experiências enriqueceu e mudou muito meu modo de vida e, embora possa parecer paradoxal, foi exatamente isso que me trouxe até Marechal Rondon”, contou Isaura ao O Presente.
A primeira visita da chilena a Marechal Rondon aconteceu entre 2019 e 2020, quando ela conheceu o Sítio Ecos da Agrofloresta através do canal do YouTube Expandindo Mundos.
“Conheci pessoas que trabalham com agrofloresta, agricultura orgânica, em busca de uma vida simples e com mais harmonia com a natureza, e através disso criei laços de amizade e irmandade que existem até hoje”, diz Isaura que completa:
“Minha família de sangue está no Chile e a de coração está no Brasil, mais precisamente em Marechal Rondon”.
Depois da estadia em Marechal Rondon, Isaura volta para o Chile e na sequência retorna para a Alemanha.

Três anos depois
Após a visita ocorrida em 2020, Isaura avalia que a mudança mais impressionante que consegui identificar em Marechal Rondon foi no aspecto climático.
“A seca e as temperaturas extremas são algo que me parece assustador. Vejo todos os dias aqui mesmo no site, frutas ou legumes que comia em abundância em 2020, hoje não é mais possível cultivá-los. Vejo também o esforço que meus amigos têm que fazer para que algumas mudas sobrevivam e consigam crescer”, relata.

Ponto positivo
Algo bom que foi observado por Isaura entre uma visita e outra em Marechal Rondon é que, principalmente depois da pandemia, muitas pessoas começaram a se interessar por mais alimentos orgânicos ou alternativas naturais para cuidar do corpo ou tratar algumas doenças mais comuns e menos agressivas.
“Há uma grande variedade desses tipos de iniciativas em Marechal Rondon e isso é algo que me dá muita esperança. É emocionante ver como as pessoas começam a se abrir mais para formas alternativas de lidar com seus problemas e olhar com mais consciência para a sua saúde corporal, emocional e mental”, finaliza.

Expandindo Mundos
Em agosto do ano passado, O Presente fez uma matéria com o pessoal do Sítio Ecos da Agrofloresta e canal Expandindo Mundos. Confira!
Daniel Werle/O Presente