Escolher uma profissão não é tarefa fácil. Passar no vestibular de Medicina, então, é um grande desafio. E foi com muito estudo, dedicação, persistência e ajuda que o aluno Samuel Vieira, do Colégio Luterano Rui Barbosa de Marechal Cândido Rondon, conquistou a tão sonhada vaga numa Universidade Federal. Sua convocação foi feita no dia 28/02 pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Samuel já está com as malas prontas para embarcar rumo ao seu novo endereço, onde deve morar sozinho. Sua nova cidade será Boa Vista, capital daquele Estado. Lá, ele deve se dedicar ainda mais aos estudos, visando completar bem os desafios da graduação.
Sobre ter conquistado a concorrida vaga, Samuel lembra que sua rotina de estudos foi intensa. “Eu estudava de manhã no colégio, à tarde estudava sozinho, principalmente refazendo as provas dos anos anteriores do Enem e, no período noturno, frequentava o Cursinho Pré-Vestibular do Rui Barbosa”, comenta.
O futuro médico diz que o desejo de cursar Medicina surgiu quando começou o último ano do Ensino Médio. “Na verdade, meu desejo era fazer Engenharia Civil ou Informática. Mas, antes de começar o 3ªº, pedi para Deus mostrar qual curso Ele havia planejado para mim. No dia seguinte, vários desconhecidos me perguntavam: por que não Medicina? Entendi o propósito de Deus! Estudei e me dediquei; hoje tenho a felicidade e paz de estar no centro da vontade d’Ele”, afirma.
Sobre as metodologias e conteúdos de estudos, Samuel diz que as apostilas do Eleva, adotadas pelo Colégio Luterano Rui Barbosa, foram muito importantes. “O material do Eleva foi minha primeira base de exercícios e, acredito, a principal parte. Os professores sempre foram bastante claros e dispostos a tirar dúvidas (e sempre havia). Além disso, o Cursinho Pré-Vestibular do Rui me ajudou a manter o foco quando já estava cansado”, informa.
Sobre as expectativas para os próximos anos, ele salienta que são grandes. “Serão anos de muito aprendizado. Estou confiante que Deus vai estar comigo e espero concluir o Curso com muito êxito. E quando chegar a hora de escolher a especialização, eu orarei de novo para que Ele continue a me mostrar o caminho”, ressalta.
A coordenadora pedagógica Patrícia Quinot Gundt ressalta todo o esforço do Samuel: “ele foi um aluno dedicado e um líder em nosso colégio. Samuel é a prova de que é possível estudar e conciliar atividades paralelas: foi vencedor do nosso Festival de Dança (feito histórico, quando um grupo formado exclusivamente por meninos consagrou-se campeão) e também foi presidente do Grêmio Estudantil, auxiliando-nos em muitos momentos”, comenta.
O diretor do Rui Barbosa, pastor Cleudimar Robeson Wulff, ressalta que conquistas como a que o Samuel obteve não são frutos do acaso; antes disso, são o resultado de muito esforço próprio. “Não podemos deixar de salientar que um ambiente familiar favorável ao estudo e uma estrutura escolar diferenciada, como a que o Rui Barbosa colocou à disposição do Samuel, fazem a diferença – colaboram para conquistas como a que ele teve. Mas, sem dedicação, nada disso seria possível. Por esta razão, parabenizamos o Samuel pela sua merecida conquista e aproveitamos para desejar-lhe sucesso e a benção de Deus”, finaliza.

Com assessoria