Uma turma do contraturno escolar com alunos do 2º ao 5º ano da Escola Municipal Antonio Rockenbach, de Marechal Cândido Rondon, foi a vencedora do concurso Agrinho na regional de Matelândia. Neste ano, os temas foram “Agro pela água – de mãos dadas com o meio ambiente” e “Todos contra a dengue – de mãos dadas com a saúde”.
A escolha pela temática e o trabalho “Patrulha da Dengue”, segundo a professora da turma, Marilana Schmitt Meurer, se deu diante da necessidade que a comunidade rondonense sentia. “Nós passávamos por uma grave crise de dengue. Muitos alunos chegavam na escola falando que seus parentes estavam com dengue ou até eles mesmos tinham pego a doença. Isso sensibilizou a turma”, contou a docente ao O Presente.
O trabalho utiliza um canal na plataforma de vídeos YouTube e lá são divulgados vídeos de conscientização e informativo para as crianças. “Há vários materiais sobre o tema dengue. As crianças explicam como é o mosquito, como a doença se propaga, quais os sintomas, dão dicas de combate à dengue, ensinam a fazer repelente natural. A gente até lançou um desafio para a população, quem estava acompanhando os vídeos”, detalha, emendando que as atividades começaram presencialmente em março, por meio da elaboração de um teatro, ficaram suspensas e retornaram no meio do ano com atividades remotas.
O canal se chama Patrulha da Dengue e pode ser encontrado no Youtube. Link de acesso: https://www.youtube.com/channel/UCa70td7yNiWJzsjoovfSF_Q?view_as=subscriber”, completa.

Professora da turma, Marilana Schmitt Meurer: “Nós passávamos por uma grave crise de dengue. Muitos alunos chegavam na escola falando que seus parentes estavam com dengue ou até eles mesmos tinham pego a doença. Isso sensibilizou a turma” (Foto: Divulgação)
PREMIAÇÃO
De acordo com a professora, a premiação é um legado. “Saber que sua semente já colhe frutos é maravilhoso. Mostra a importância de realizar um trabalho de âmbito social com as crianças, o qual reflete diretamente no futuro do nosso município. São essas crianças que um dia cuidarão da nossa cidade. Devemos deixar bons cidadãos para o mundo. Esse é o legado de um professor”, destaca Marilana.
A dedicação dos alunos, conforme a professora, foi louvável. “As crianças fazem a parte delas, falta os adultos agirem”, aponta.
CONTINUIDADE
Segundo ela, o projeto deve continuar no ano que vem. “Estou com uma grande expectativa. Vamos interagir mais nas redes sociais, além do YouTube, tentando alcançar mais pessoas”, projeta.
O AGRINHO
O Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema Faep, resultado da parceria entre Senar-PR, Faep, Governo do Paraná, através das secretarias da Educação, Justiça e Cidadania, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Agricultura e Abastecimento, os municípios paranaenses e diversas empresas e instituições públicas e privadas.
Neste ano, se inscreveram no concurso cerca de 250 instituições de ensino, que aplicaram práticas pedagógicas de combate à dengue ou de conservação da água, visando desenvolver a responsabilidade social das crianças.
O Presente com assessoria