Fale com a gente

Marechal Rumo ao Ensino Superior

Alunos do Colégio de Campo de Margarida se destacam em aprovações em universidades e Sisu

Publicado

em

(Foto: O Presente)

Após uma longa caminhada na educação pública de Marechal Cândido Rondon, estudantes do Colégio Estadual do Campo Margarida se destacam por aprovações na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e pela conquista de vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

De acordo com a diretora Dorotea Barbosa Krummenauer, os alunos realizaram no decorrer do Ensino Médio muitos estudos, pesquisas, simulados e atividades a fim de reforçar o trabalho desenvolvido pelos professores, equipe pedagógica, direção e agentes educacionais do educandário. Durante toda essa trajetória, segundo ela, além de estudarem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, os alunos se prepararam para a vida em sociedade.

 

CORPO DOCENTE

O professor de História Jacson Luft diz que foi criado um rótulo de que as escolas públicas são fracas e com baixa qualidade no ensino devido aos poucos recursos recebidos. “Contudo, nossos alunos comprovam que possuem grande potencial. Da mesma maneira, os professores são capazes de alavancar os horizontes dos estudantes”, opina.

Para a professora de Matemática Leni Delai, os bons resultados são fruto da união, em que cada um faz a sua parte. “Pude ver várias e várias aprovações dos nossos alunos, fruto de muito empenho, procura pelo conhecimento, participação nas aulas, buscando o melhor desempenho e a tão sonhada vaga em uma universidade pública. Vemos que há, sim, qualidade no ensino público”, enfatiza.

Rosani Kochepka, professora de Química há 17 anos no educandário, afirma que o ensino público se equipara ao privado. “Maior prova disso é o crescimento no número de aprovados nos vestibulares e em cursos considerados concorridos. Acredito que sempre temos que valorizar a escola pública de qualidade, pois ela é de todos”, declara.

A docente Sinara Boettcher, formada em Letras, enaltece que a profissão de professor exige muito conhecimento, tempo, dedicação e comprometimento. “No entanto, vale a pena quando encontramos ao nosso lado uma boa equipe. Sem dúvida, sinto-me orgulhosa em fazer parte do quadro de professores do Colégio de Margarida”, ressalta.

Segundo a professora Márcia Serschön, de Língua Portuguesa, é preciso desconstruir o estereótipo criado sobre as escolas públicas, de que apenas obtêm sucesso aqueles que estudam em colégios privados e/ou cursinhos. “O Colégio de Campo Margarida é a prova de que tal pensamento criado e difundido não é real. Mais um ano nosso colégio é destaque nas aprovações em vestibulares para diversos cursos, conquistando inclusive as primeiras classificações. Este resultado é fruto do trabalho incansável de toda a equipe que busca a valorização dos educandos, preparando-os e conscientizando-os da necessidade constante pela busca do conhecimento, valendo-se de projetos de leitura, simulados, aulas dinâmicas aliadas à prática, uma ótima infraestrutura conquistada principalmente pela comunidade escolar e também o acompanhamento efetivo da família na vida escolar”, sintetiza.

 

APROVADOS

Karine Rachow foi aprovada em Direito na Unioeste (1º lugar) e alcançou a nota 960 na redação do Enem (1.000 é a maior pontuação). “Percebo a importância da instituição que estudei. Foi fundamental para minha aprovação. Agradeço a dedicação dos docentes e pelas atividades realizadas em prol do nosso aprimoramento. A busca autônoma por conhecimento também foi decisiva e o colégio vai deixar lembranças”, emociona-se.

Karine Rachow foi aprovada em 1º lugar em Direito na Unioeste (Foto: Divulgação)

 

Aline Rachow passou em 6º lugar em Direito na Unioeste e conseguiu a nota 960 na redação do Enem. “O Colégio permitiu que eu me dedicasse a vários objetivos, como a aprovação no vestibular. Certamente, foi um ambiente de muitos aprendizados, seja pelos conhecimentos escolares adquiridos ou pelas amizades criadas, os quais foram de suma importância para mim”, engrandece a estudante.

Aline Rachow foi aprovada em 6º lugar em Direito na Unioeste (Foto: Divulgação)

Aprovado em 1º lugar no curso de Ciências Contábeis na Unioeste, Gabriel Hoff ressalta que mesmo permeado por desvantagens socioeconômicas, o educandário se destaca entre os demais. “O trabalho é ótimo, tanto em âmbito administrativo quanto no trabalho diário de lecionar e transmitir informações”, salienta.

O 9º lugar em Direito na Unioeste também pertence a um aluno de Margarida: Natiele Assmann. Mesmo sem ter cursado um pré-vestibular, a estudante afirma que o colégio foi o grande suporte para o seu resultado. “Consegui 54 pontos na redação da Unioeste e 940 no Enem. Reconheço o mérito da instituição e dos docentes, mas acreditar em mim mesma fez diferença, todo esforço e dedicação cotidianos em busca dos meus objetivos”, expõe.

Natiele Assmann foi aprovada em 9º lugar em Direito na Unioeste (Foto: Divulgação)

 

O 8º lugar em Direito na Universidade Paranaense (Unipar) e o 10º lugar em Agronomia, via Sisu, na Unioeste, pertencem a Tainara Bombardelli, estudante de Margarida. “Os professores sempre respondiam dúvidas que surgiam sobre os conteúdos estudados previamente e que seriam cobrados no Enem e vestibulares”, pontua a discente.

Milene Glaab conseguiu a aprovação no curso de Nutrição na Unipar. A estudante revela que mesmo tendo passado por problemas de saúde e se afastando por dois semestres, tanto professores como a instituição a auxiliaram no que foi preciso. “Vi o sorriso dos professores transmitindo o sentimento de dever cumprido, e isso é gratificante. Começa agora uma nova etapa na minha vida e sou muito grata a todos que me auxiliaram nesse percurso”, destaca.

Maria Rieth alcançou o 5º lugar em Ciências Contábeis na Unioeste e lembra do empenho dos docentes. “Na parte da redação, a professora nos solicitava diversas redações, as corrigia e dava dicas preciosas para melhorarmos nossas escritas”, rememora.

Maria Rieth foi aprovada em 5º lugar no curso de Ciências Contábeis da Unioeste (Foto: Divulgação)

 

O Presente com assessoria

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente