Ecoville – Maior rede de limpeza
Marechal

Alunos do Colégio Frentino Sackser realizam pintura de muros ao projeto Escola Sustentável

O Colégio Estadual Frentino Sackser, em parceria com a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, através das secretarias de Educação e de Agricultura e Política Ambiental, está realizando diversas atividades educativas na instituição e nos bairros próximos contemplando o projeto 3º Prêmio Escola Sustentável. Várias ações relevantes estão acontecendo durante o ano, e, algumas ainda serão implementadas até o fim do ano letivo. Entre elas estão ações sociais e a pintura de muros.

Cada uma das ações trabalhadas na teoria e na prática através da criação de espaços adequados para a leitura, análises e debates, o incentivo aos alunos na consciência sobre a importância da educação financeira, as palestras com representantes do Sesc, Senac, Acimacar, Ortodontic Center com oficinas sobre o tema mercado de trabalho, a forma de organização e produção, as orientações sobre a busca do primeiro emprego e parcerias para ingressar no mercado de trabalho. Também é debatido o desenvolvimento do protagonismo juvenil com os temas: alimentação, cultura, consumo consciente, sustentabilidade e o meio ambiente, o que já foi trabalhado de forma interdisciplinar.

Casa do eletricista PRESSURIZADORES

Além disso, a instituição incentiva os alunos a explorar os recursos midiáticos na construção do conhecimento científico com a análise de fontes, pesquisas, uso de softwares como power point e programas livres para despertar a consciência crítica e responsável sobre a utilização e as consequências positivas desta ação.

Assinala-se que neste processo de aprendizagem, todo o corpo discente e docente está diretamente envolvido com as ações comunitárias que favorecem o ensino aprendizagem coerente e emancipador, como podemos conferir nas visitas realizadas às famílias com atividades de panfletagem e campanha de coleta e descarte adequado do óleo de cozinha, assim como o reuso deste óleo na produção de sabão, tanto líquido como em barras, como experiência dos alunos, oportunizando a estes não apenas o conhecimento, mas, uma possibilidade de renda extra, além de auxiliar na conscientização da necessidade de cuidar do meio ambiente.

 

Objetivos

Almejamos a transformação da realidade na qual estes estão inseridos, um mundo sustentável, com consumo consciente, economia, bem-estar social e diminuição das desigualdades sociais.

Todas as atividades realizadas foram registradas pelas turmas com uma pintura nos muros da escola, cuja ação pode ser observada e apreciada no cotidiano escolar. Todas as pinturas foram realizadas tendo como objetivo retratar o aprendizado através de inúmeras disciplinas escolares. Os trabalhos foram produzidos por alunos de várias turmas, com o acompanhamento e orientação dos professores.

TOPO