Voltada exclusivamente para estudantes universitários, a edição 2023 do STARTUP GARAGE FAG teve uma exceção: contou com a participação de alunos do programa de formação de desenvolvedores da SISMETRO, de Marechal Cândido Rondon, a partir de um termo de parceria firmado com o Centro Universitário FAG.
E eles fizeram bonito. As equipes de Marechal Rondon, formadas por Leonardo Chrisosthmos Maciel, Igor Alex Fanslau, Esdras Vinicius Berger Furmanovicz, Julia Nayara de Araújo Zimermman e Emanuele Victoria Berger Furmanovicz, conquistaram duas das três primeiras colocações no STARTUP GARAGE FAG.
“A FAG é um grande exemplo de empreendedorismo, tanto pela sua própria história, como pelas ações que promove. Eventos como estes são significativos e impulsionam a inovação na região”, considera o CEO da SISMETRO, Alex França.
OPORTUNIDADE
Oportunidade única para aqueles que buscam iniciar uma jornada empreendedora, o STARTUP GARAGE FAG tem foco no aprendizado e no desenvolvimento de startups, oferecendo um ambiente propício para a compreensão e aplicação prática dos conceitos fundamentais de inovação.
Durante três meses, os participantes tiveram acesso a conteúdos sobre empreendedorismo ministrados pela professora Djeimi Neske, da FAG, e pelo professor Everton Garboça, do SEBRAE. “Este é um evento que não apenas inspira, mas também capacita os futuros empreendedores a transformarem suas ideias em realidade”, expõe Djeimi.
Durante o evento, segundo ela, foi destacada a importância do comportamento empreendedor, que inclui a disposição para correr riscos, identificar oportunidades, persistir diante de desafios, ser criativo na resolução de problemas, liderar e tomar decisões rápidas e eficazes. Além disso, foi ressaltada a relevância da formação dos times, enfatizando que a colaboração e a sinergia entre os membros são fundamentais para o sucesso de um empreendimento.
Ao longo dos encontros foram abordados temas de extrema relevância para o desenvolvimento e evolução dos participantes. Esses incluíram a busca por problemas e ideias de design, a compreensão do cliente e da persona, o modelo de negócios a ser adotado e as estratégias de monetização, bem como o estudo de mercado e marketing.
Durante os encontros os participantes tiveram como missão elaborar um projeto de uma startup, desde a ideia inicial até o Produto Mínimo Viável (MVP). Cada grupo defendeu seu projeto diante de uma banca de avaliadores, que contou com professores, representantes do SEBRAE e empresários.
AVALIAÇÃO POSITIVA
De acordo com a professora Djeimi, a parceria foi benéfica para todos os envolvidos.
“Para a FAG, representou uma oportunidade concreta de cumprir sua missão, destacando-se na promoção da inovação e do empreendedorismo. A presença dos jovens fortaleceu as habilidades dos acadêmicos, proporcionando novas perspectivas e insights. A troca de experiências e o networking desempenharam um papel crucial no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a mentoria e o suporte oferecidos pelo time da SISMETRO, com sua rica bagagem de mercado, trouxeram reflexões críticas enriquecedoras para os participantes do projeto”, enalteceu.
Para ela, a avaliação da experiência é extremamente positiva. “Desafiou os acadêmicos a saírem de suas zonas de conforto, impulsionando o desenvolvimento das habilidades de gestão de pessoas e equipes. Este contato fora da ‘bolha’ habitual foi fundamental para o crescimento e amadurecimento profissional dos envolvidos”, pontua.
O PROGRAMA
O programa de formação de desenvolvedores é uma realização da SISMETRO e do INSTITUTO SISMETRO, em parceria com a Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Secretaria Estadual de Educação do Paraná e Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, por meio do qual estudantes da rede pública recebem bolsas de estudo remuneradas para aprenderem desenvolvimento de tecnologias e inovação.











O Presente com Sismetro