O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte e do Núcleo Regional de Educação de Toledo, promoveram na sexta-feira (15), em Marechal Cândido Rondon, a entrega de uniformes escolares aos alunos dos colégios cívico-militares do município.
Primeiramente a cerimônia de entrega aconteceu no Colégio Estadual Cívico-Militar Frentino Sackser e na sequência no Colégio Estadual Cívico-Militar Marechal Rondon.
Os estudantes receberam um conjunto com camiseta, abrigo e moletom. Nos próximos dias serão entregues o fardamento completo, com farda, calça-farda, jaqueta tactel e boina. Ao todo, serão destinados pelo Governo do Estado 125 mil kits para alunos dos 197 colégios cívico-militares em funcionamento atualmente no Paraná.
O investimento por parte da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte foi de R$ 45.643.025,00.
PROPOSTA
A proposta cívico-militar é uma parceria entre a Educação e a Secretaria de Estado da Segurança Pública. Quase 200 colégios da rede estadual aprovaram a adoção do modelo. A decisão foi tomada após consulta pública com professores, funcionários, alunos maiores de 18 anos e pais e responsáveis legais de estudantes das escolas.
Com o novo formato, os alunos terão aulas adicionais de Português, Matemática e Civismo, com ênfase no estudo de leis e cidadania. Os estudantes do Ensino Médio também terão aulas de Educação Financeira.
Além disso, a gestão dos colégios é compartilhada entre o diretor civil e o militar. O primeiro permanece encarregado das questões pedagógicas e o outro é responsável pela infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança e atividades cívico-militares. Cada escola tem de dois a quatro monitores militares, conforme a quantidade de alunos. O programa é o maior do país na área.
Conheça os novos uniformes que os alunos estão recebendo nos colégios cívico-militares do Paraná:


O Presente