Fale com a gente

Marechal Poder Legislativo

Arion quer apoio da Funai para atender crianças que residem nas ruas rondonenses

Publicado

em

Foto: Divulgação/Assessoria

Através de requerimento aprovado nesta segunda-feira (26), o vereador Arion Nasihgil solicita providências da Fundação Nacional do Índio (Funai), através de sua Coordenação Técnica em Guaíra, para atender famílias indígenas desamparadas, inclusive com crianças, em Marechal Cândido Rondon.

Segundo ele, nos últimos meses uma pequena população indígena tem tomado conta das vias públicas da cidade, especialmente das praças e da rodoviária municipal. Conforme o vereador, muitas crianças indígenas são obrigadas por seus responsáveis a trabalharem em semáforos e cruzamentos, vendendo aparatos de fabricação artesanal e pedindo esmolas para sua subsistência.

“Não há como deixar passar despercebidas as condições subumanas em que estas pessoas vivem, sem qualquer condição sanitária, de conforto e de segurança, o que tem causado a comoção de centenas de rondonenses, notadamente em relação às crianças que, desasseadas e com vestimentas precárias, caminham descalças pelo asfalto fervente de nossa cidade em busca de alguns trocados para a manutenção de suas famílias”, afirma.

Arion lamenta que essas mesmas crianças também estão longe dos bancos escolares. Em razão disso, ele solicita que a Funai tome providências para garantir condições dignas a estes indígenas.

De outra parte, também em requerimento Arion sugere à Prefeitura que isente todas as associações de moradores do município do pagamento de taxas, tributos e emolumentos municipais, inclusive IPTU e ITBI. Ele justifica que o pedido leva em conta as dificuldades financeiras enfrentadas por grande parte das associações de moradores.

Em outro requerimento, os vereadores Arion e Adelar Neumann, ambos integrantes da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Saúde, Ecologia e Bem-Estar Social, solicitam ao prefeito que autorize o setor competente do Executivo Municipal a detalhar melhor as mensagens e exposições de motivos dos projetos de lei, especialmente quando estes tratarem de alterações ou revogações de leis. O objetivo é que sejam acrescentadas mais informações para subsidiar melhor as análises dos vereadores.

Já em indicações Arion sugere ao Executivo Municipal que realize melhorias no sinal e na velocidade da internet da Unidade Básica de Saúde do distrito de Margarida; e que a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana instale redutores de velocidade ou travessias elevadas na Avenida Írio Jacob Welp, nas proximidades do cruzamento com a Rua Tocantins.

Com informações Assessoria 

Copyright © 2017 O Presente