O Presente
Marechal

Arrastão contra dengue acontece amanhã no Bairro São Francisco

calendar_month 3 de maio de 2019
3 min de leitura

 

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon e o Setor de Endemias realizam no sábado (04) um arrastão contra a dengue, tendo por local o Bairro São Francisco. O início da mobilização está agendado para 08h15, com previsão de término até o meio-dia.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Marciane Specht, há alguns dias atividade semelhante foi desenvolvida no Bairro Primavera, onde o índice de infestação é de 9,8%, ou seja, de cada 100 casas dez têm foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. “Devido ao alto índice de aparecimento de focos no Bairro São Francisco, acatamos a sugestão das equipes de endemias para fazer um arrastão. Convocamos agentes comunitários de saúde e teremos o envolvimento de ocupantes de cargos comissionados, então cada Secretaria vai dispor de pessoal para fazer parte deste ação no sábado”, declarou ao O Presente.

 

AVANÇO DOS CASOS

O objetivo dos agentes de endemias e da Secretaria Municipal de Saúde é evitar a confirmação de novos casos e, principalmente, uma epidemia de dengue no município. Isso porque, de acordo com o boletim divulgado ontem (02) pela 20ª Regional de Saúde em Toledo, são 314 casos da doença confirmados nos 18 municípios de abrangência, além de 1.388 notificações.

Em Marechal Rondon são dez casos confirmados de dengue, dos quais oito autóctones (adquiridos no município) e dois importados de outras cidades. Há ainda 45 notificações à espera de resultado positivo ou negativo. Fora isso, o Levantamento de Índice Rápido Aedes Aegypti (Liraa) aponta para infestação de 5,7% no município, quando o recomendado é de até 1%. No Bairro São Francisco o índice de infestação é de 7,3%, o terceiro maior da cidade.

 

VARREDURA

Marciane diz que este é o segundo arrastão realizado com o intuito de chamar a atenção da população, fazendo uma varredura, bem como o recolhimento daquilo que os moradores não utilizam mais. “Queremos, principalmente, conscientizar a comunidade em relação à eliminação dos focos para que a gente consiga vencer a luta contra a dengue. Na sexta-feira que vem, dia 10, também teremos um movimento em Porto Mendes organizado pelo Posto de Saúde, através da enfermeira Graciele e da agente de combate às endemias Vera, e junto do projeto Saúde Nota Dez faremos este trabalho para conscientizar a população”, frisa.

A chefe da pasta reforça o alerta sobre o aumento das confirmações de casos a cada semana. “Venho semanalmente dizendo que estávamos com três, iríamos para cinco e hoje estamos com dez casos. No boletim epidemiológico temos oito autóctones e dois importados, então estamos com dez casos confirmados de dengue em Marechal Rondon”, destaca, acrescentando: “Percebemos que diariamente aparecem de seis a dez notificações de casos suspeitos de dengue”.

 

RESPONSABILIDADE

A secretária enfatiza que no período de tratamento com ciclo de 60 dias a equipe de endemias passa uma vez na residência do cidadão. “Os outros 59 dias são de responsabilidade de cada um de nós para cuidar da nossa casa. A população deve dar as mãos ao Poder Público para que a gente consiga vencer mais uma vez a luta contra a dengue, pois dengue mata”, conclui.

 

O Presente

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.