Um novo arrastão contra a dengue está sendo realizado pela prefeitura de Marechal Cândido Rondon, por meio do setor de endemias da Secretaria Municipal de Saúde. Nesta sexta-feira (10), as ações se concentram no distrito de Porto Mendes, em que dezenas de servidores passam pelas residências e estabelecimentos comerciais sensibilizando a população, como também, fazendo o recolhimento do lixo em geral, como resíduos de construção, galhos e entulhos, eletrônicos e eletrodomésticos inservíveis, recicláveis em geral e todos os tipos de objetos que possam acumular água.
Neste sábado (11), o arrastão se concentrará no bairro Rainha, onde a mobilização deverá ser ainda maior. Conforme estrato do Levantamento do Índice Rápido (LIRAa), o índice nesta região da cidade é de 7,6%, considerado alto pelos padrões do Ministério da Saúde.
O LIRAa nos meses de março e abril estava em 5,7%. Já no último levantamento, realizado nesta semana, esse número subiu para 7%.
Casos
Marechal Rondon possui 10 casos autóctones (ou seja, doença contraída no município) e dois importados. Há ainda outras 61 notificações, que aguardam os resultados de exames.
População
Por conta do aumento índice do LIRAa, a secretária de Saúde, Marciane Specht, pede novamente a colaboração da população nessa missão. “Nós, por parte da administração municipal, estamos fazendo a nossa parte, com a realização de arrastões até nos finais de semana, com os trabalhos de agentes de endemias e de comissionados. Estamos recolhendo cargas e cargas de entulhos que acumulavam água, e isso é preocupante. A população precisa se conscientizar. Vale destacar que se for encontrado foco de dengue, o morador pode ser notificado e até mesmo receber uma multa”, destaca Marciane.
Com assessoria