O arrastão contra a dengue nos bairros Rainha I e II, Alvorada, Recanto Feliz e arredores continua no decorrer desta semana. Os trabalhos iniciaram no sábado (01), mobilizando servidores de diversas secretarias municipais.
De acordo com a secretária de Saúde, Marciane Specht, a orientação dada para a população dias antes da ação, era de que limpassem os seus terrenos e que depositassem tudo em frente às suas casas. “Como havia um grande volume de entulhos para recolha, a nossa equipe acabou não conseguindo concluir os trabalhos em um só dia. Por conta disso, não há necessidade de criar pânico, se por ventura na sua casa não foram recolhidos os entulhos. Até o final desta semana, tudo será colocado em ordem”, explica a secretária.
“Outro fator preocupante é que o município de Marechal Rondon está situado entre dois municípios que estão em situação alarmante de casos de dengue. Diariamente, rondonenses se deslocam para essas e outras cidades e podem acabar infectados pela doença”, completa Marciane.
Até sexta-feira, Marechal Rondon possuía 38 casos de dengue confirmados e a tendência é aumentar. “Estamos encontrando novamente muitos locais que não estão sendo zelados pelos seus proprietários e nós precisamos da colaboração de todos. Se cada um fizer a sua parte, não chegaremos a uma epidemia”, explica Sérgio Radke, chefe do Setor de Endemias.
Os arrastões terão continuidade daqui duas semanas, nos bairros Augusto I e II, Primavera e arredores.
MULTAS
Toda a equipe de endemias trabalha diariamente para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Conforme Sérgio, em casos recorrentes são aplicadas notificações e, caso o morador do imóvel não regularize a situação em até 48 horas, é multado. O valor varia dependendo do número de focos encontrados, podendo chegar a até R$ 1709,00. Se dentro do período de um ano da primeira notificação, novamente focos forem encontrados, o valor da multa poderá dobrar.
SINTOMAS
Se você, rondonense, sentir alguns sintomas como febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo, procure o mais rápido possível a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou então a UPA 24 horas.
Com assessoria