Foi realizada na sexta-feira (16), em Marechal Cândido Rondon, Assembleia Geral Extraordinária para a eleição do cargo de presidente do Conselho de Administração da Sicredi Aliança Paraná/São Paulo.
Em razão do falecimento do então presidente Adolfo Freitag, em 19 de novembro passado, e pelo desejo manifestado pelo vice-presidente Ildo Hoffmann de não substituí-lo na função, foi necessária a convocação da assembleia, que aconteceu no formato semipresencial e contou com a participação de delegados de núcleos, lideranças da Central Sicredi PR/SP/RJ, conselheiros, associados e convidados.

A assembleia
O diretor de Operações da Sicredi Aliança PR/SP, Roberto Bernardi, iniciou o evento conduzindo um momento de reflexão/oração, apresentando um vídeo em homenagem a Adolfo Freitag em nome dos colaboradores.
Na sequência, Ildo Hofmann e Erich Syperreck declararam aberta a assembleia.
Eleição
O presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, por sua vez, conduziu a transição. Ele explicou os trâmites da eleição e apresentou o candidato escolhido pelo Conselho, Fernando Fenner, que teve seu nome aprovado em votação.
A escolha de Fenner como presidente da Sicredi Aliança atende a um desejo manifestado em vida por Adolfo Freitag, o que foi frisado pelo diretor-executivo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Maroan Tohmé.
A diretora do Conselho Fiscal, Ivete Kruger, destacou a trajetória de Freitag e desejou sucesso à nova gestão.
Ivete Schoffen, membro do Conselho de Administração e do Comitê Mulher, lembrou das conquistas alcançadas a partir do apoio do então presidente Adolfo, amparado pelo Conselho de Administração, e frisou a valorização e a inclusão das mulheres na governança da Sicredi Aliança PR/SP.

Tributo
A assembleia teve as suas formalidades, mas foi uma espécie de tributo a Freitag, com as lideranças presentes lembrando histórias e enaltecendo o legado deixado por ele, que tinha 65 anos e 28 anos de Sicredi.
Os pronunciamentos trouxeram boas lembranças de momentos vividos com Adolfo Freitag. Cada um tinha uma história para contar, uma frase dita por ele que não foi esquecida para citar, uma lição aprendida para compartilhar.
As palavras de carinho emocionaram, por muitas vezes, o público presente.
Um dos momentos marcantes da cerimônia foi o repasse de uma chave que pertencia a Adolfo, simbolizando a sucessão da gestão.

Com a deliberação pelo nome de Fernando Fenner, até então diretor executivo e agora presidente eleito, resta apenas a homologação por parte Banco Central do Brasil, o que deve ocorrer nos próximos dias.
Discurso emocionado
Emocionado, Fernando Fenner lembrou da sua vinda ao Paraná e da chegada a Marechal Rondon, em 2013. Ele é gaúcho e tem em sua trajetória profissional 22 anos de atuação no Sicredi.
Fenner disse que sabe da responsabilidade que tem daqui para a frente, diante do seu novo desafio profissional.

Ele lembrou de números da Sicredi Aliança PR/SP, citou os R$ 3 bilhões em ativos e revelou que o prédio que está sendo construído ao lado da sede regional, a partir do projeto de ampliação da agência Avenida Maripá, em Marechal Rondon, vai levar o nome de Adolfo Freitag. A estrutura deve ser inaugurada em 2023.
O presidente eleito mencionou sobre a eleição de coordenadores de núcleos e conselhos, que vai acontecer no ano que vem. Lembrou também das mudanças em função da lei complementar número 130/2009.
Declarou, ainda, que a Sicredi Aliança PR/SP vai seguir, de agora em diante, com três diretores (diretor executivo, diretor de Operações e diretor de Negócios); até então eram quatro, sendo dois diretores de Negócios.
O diretor de Negócios com atuação em São Paulo, Fábio Heinrich, vai assumir como diretor executivo, cargo deixado por Fenner (CLIQUE AQUI e leia a matéria completa).
VEJA MATÉRIA DA ASSEMBLEIA EM VÍDEO
A reportagem de O Presente marcou presença na assembleia da Sicredi Aliança PR/SP e produziu uma matéria em vídeo sobre o evento. CLIQUE AQUI e assista.
Ana Paula Wilmsen/O Presente